quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Eu era feliz! E eu sabia!


                                     Hotel em Gstaad - Berna - Na Suíça alemã 


Dizem que devemos perder algo para dar valor. Não creio!

Já perdí muitas coisas na vida que eu adorava e valorizava, antes mesmo de perde-las.  Aos poucos fui aprendendo a arte do desapego para não sofrer com tais perdas. 

Nas minhas incursões pela Europa, eu descobri que apreciar " o belo" é fundamental para o meu bem estar emocional. Mais precisamente a natureza. Uma praia deserta em um dia ensolarado, um bosque, jardins, montanhas , lagos,  flores e mais flores. 

A arquitetura local também é outra coisa que me fascina. Nada de prédios modernos , apenas o toque romântico das casas  , das ruas arborizadas e seus jardins coloridos , já tinham o poder de mudar meus ânimos. 

E pensar que eu vivi toda a minha vida enfurnada dentro de ônibus, metrôs , prédios, elevadores e asfalto  por todo o lado. São Paulo é a típica cidade grande, caótica em todos os sentidos. Era praticamente impossível perceber a chegada da Primavera em São Paulo.

 Não é que não existam áreas arborizadas em São Paulo, mas era a coisa mais difícil encontrar uma área verde com flores . Seria falta de imaginação dos paisagistas paulistanos? 

Não, com certeza o povo roubaria as flores e a manutenção seria um gasto inútil. Imagina! Natureza pra quê?

Para mim, a vida se resumia a isso. Prédios, carros, trânsito caótico, assaltos e shopping centers. Decididamente, eu não era feliz em São Paulo. Me sentia sufocada. 

Na Suiça conhecí  o outro lado da vida. A da Natureza em harmonia com o concreto. Paisagens e mais paisagens naturais que contrastavam com as casas de forma harmoniosa. Um chalé suiço por mais rústico que seja, tem sempre uma sacada na janela com flores na Primavera. 

E o céu? O céu que eu conhecia de São Paulo era cinzento, quase sem estrelas. Há anos que eu já havia perdido o costume de olhar para o céu. Não se via nada!

Na Suiça conhecí a verdadeira cor do céu . Um azul celestial que se confundia com a cor dos lagos . Parecia uma coisa só. Era lindo demais para ser verdade. 

Até mesmo o inverno rigoroso tinha lá a sua beleza. Desta vez a cena principal era das montanhas com seus picos brancos de pura neve. 

Mais uma vez a astrologia vem se confirmar na minha visão de mundo. A minha Vênus na casa 9 , não deixa dúvidas de que o meu amor se expressa nas coisas belas e na mentalidade local. 

Eu era feliz, e eu sabia...



Nenhum comentário: