domingo, 27 de outubro de 2013

o homem europeu

Estava pensando em um titulo para este texto...
Tive que englobar o titulo do texto para toda a União  européia e seus alegados  . Isto è um avanço. É a globalização mostrando os seus efeitos, nesta época em que ninguém deve mais pensar que o mundo se resume apenas  ao seu quintal. 

O meu conceito sobre os homens mudou muito ao longo das minhas incursões pela cultura européia e japonesa. Desde pequena o meu sonho era conhecer a Europa , mesmo sem nem saber como era por lá. Não deu em outra! Amei cada cidade, cada paisagem. E a cultura? Cada prato de comida, cada restaurante, cada praça, cada construção, cada produto à venda nos supermercados retratavam a cultura local. Claro que não poderia faltar a interação com o povo nativo, e após alguns "laboratórios" que fiz em terras estrangeiras o meu conceito sobre homens mudou e muito. Não me refiro ao tipo físico, apesar de ter uma pequena queda pelos tipos caucasianos. Me refiro a mentalidade, a forma de viver a vida. 

O homem europeu é curioso, é viajado, é desportista, fala várias línguas e tem verdadeiro orgulho de suas origens. O mais curioso é perceber que tanto um operário quanto um executivo são igualmente cultos, falam mais de uma língua e sempre guardam histórias fantásticas de suas viagens por países  que nós brasileiros nunca tivemos nem curiosidade em conhecer. 

Quando eu estive na Suiça conheci um alemão, restaurador de telhados, ou seja, um operário ou obreiro como eles dizem por lá. O cara já havia viajado pelo mundo todo, mas a sua paixão era a Índia , a sua moto esportiva e o seu paraglider. Autodidata, ele falava três línguas fluentemente . O operário alemão é interessante. ou não é? 

Não quero estar generalizando, nem todos os operários europeus são interessantes ou inteligentes, mas eu tenho o dedo bom ( olho bom?) . Um outro alemão que tive o prazer de conhecer foi um instrutor de voo de paraglider . Ele além de ter um bom cargo como administrador de uma rede de lanchonetes suiča, nas horas vagas voava pelos céus suiços portando sempre algum turista por uma quantia modica de 100 francos. Aquilo que ele arrecadava nas suas horas vagas era sempre destinado a uma instituição de caridade. É interessante ou não é?

Conheci vários outros tipos, tanto pessoalmente quanto virtualmente e aquilo que me causa sempre uma ótima impressão é o respeito com que eles nos tratam . Eles podem até ser um pouco invasivos e te cantar logo de cara, mas nunca vão se referir a sua bunda como se ela fosse uma mercadoria. São corteses na medida certa. 

Na Itália levei algumas cantadas enquanto andava na rua, è claro que tem alguns que te chamam de gostosa na cara dura, mas as abordagens em geral sempre eram para ir "prender um café", um convite para jantar ou coisa do gênero. Os italianos são mais abusados sim, mas é uma minoria européia. 

Bom, só posso falar sobre aquilo que vivi, jamais seria imprudente ao ponto de afirmar que eles são os melhores da  face da terra, mas vamos concordar que eles são bem interessantes sob um aspecto cultural. 

Nenhum comentário: