Nestes últimos meses teimei em aprender uma nova língua: o alemão. E como se não me bastasse "tentar" aprender esta língua sozinha , estou relembrando um pouco de inglês. O meu inglês é básico , portanto, nenhum avanço até o momento. Ao mesmo tempo, me surpreendi ao perceber que não tive nenhuma dificuldade com a leitura e a tradução de textos básicos.
O problema maior é estar no Japão, falando japonês todos os dias e lendo muitas matérias em espanhol e italiano. Tudo naturalmente, sem forçar nada. Já se tornou um hábito quase que diário.
Não sei dizer ao certo se este meu " habito natural" de ler em espanhol e italiano, escrever em português e falar em japonês , tudo ao mesmo tempo , me prejudicaria no aprendizado de novas línguas. Até o momento não.
Quando eu estudava o espanhol , no meio do aprendizado, o meu português desandou. Misturava tudo e sempre tinha que parar para mudar a tecla " sap" antes de escrever algo em português. Na terceira lingua ( fora o japonês) , eu já percebi um melhor controle do meu cérebro . Já não misturava tanto as línguas, em compensação esqueci a segunda língua.
Creio que a maior dificuldade para quem quer aprender várias línguas seja a imersão na nova lingua sem desaprender as outras. No momento que começamos a pensar em outra língua ( lá pelo nivel intermediário) . Aí o bicho pega!
Estou tentando fazer novos contatos através do facebook para aprender o alemão , e como o meu inglês é ainda básico, estou me utilizamdo do italiano para me comunicar com os suiços . Esta é uma raça interessantissima . Eles falam no mínimo 2 linguas , ou 3 , ou 4 , ou mais.
A língua predominante na Suiça interna é o alemão, mas eles utilizam mais um dialeto alemão que ninguém entende. Na Suiça francesa , obviamente é o frances, na parte italiana, o italiano , e nos Alpes , ou Grisões o tal do romanche. Com tanta diversidade linguistica , alguns suiços ainda aprendem o inglês que é para ter um meio termo entre tantas línguas. É ou não é , um povo interessante?
Além de serem um povo praticamente poliglota , é um povo muito educado que beira a frieza se comparada a algumas outras raças que eu conheço. Porém com uma vantagem, são muito mais sérios e confiáveis sob vários aspectos.
Bom, vejamos se eu terei progressos no alemão assim como tive no italiano, me utilizando de redes sociais para aprender línguas estrangeiras. É incrível como o aprendizado de uma nova língua nos abrem novos horizontes . Parece que uma coisa vai levando a outra e isso não tem fim.
Alias, aonde será que eu vou parar se eu aprender a me comunicar em alemão, heimmmmm????
Bis später!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário