quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Jovens idealistas

o

    Malala Yousafzai - adolescente paquistanesa indicada para o Prêmio Nobel da Paz 2013


Outro dia eu estava lendo uma matéria sobre aquela garota paquistanesa que foi indicada para o Prêmio Nobel da Paz de 2013. Chorei!

 Malala Yousafzai , foi baleada na cabeça , enquanto defendia os direitos dos jovens e das mulheres a  terem  acesso aos estudos. Um grupo de fanáticos  do talibã  assumiu  a tentaviva de calar brutalmente a garota. Uma  organização fundamentalista islâmica formada por "loucos fanáticos" . 

No meu conceito, quem se utiliza da violência para pregar e defender ideais religiosos só pode ser louco. 

Quando eu começei a ler a notícia sobre a garota paquistanesa , me emocionei tanto que quase chorei. Eu sei que parece meio idiota eu estar me comovendo e chorando ao ler alguma notícia que nem tem nenhuma ligação direta com a minha vida e nem tão pouco com o país onde nascí , mas a atitude dessa garota me comoveu profundamente. 

As garotas de 15 , 16 anos que eu conheço são na maioria meninas que estão preocupadas apenas com os seus estudos, os paquerinhas , as baladas e sexo casual. Aquela famosa ficada que às vezes dura apenas uma noite de muitos amassos e sexo fácil. 

Tem também aquela ala das garotas cibernéticas que estão 24 horas plugadas na net , publicando em seus blogs e vlogs , todo tipo de assunto nerd. Estas em particular são muito inteligentes e criativas . 

Ultimamente tenho percebido tambèm muitas garotas religiosas, na maioria evangélicas que na minha opinião são jovens em busca de parâmetros para viver, não  é tanto a busca por um bem estar espiritual que eu percebo nessas garotas.  São as famosas neo-evangélicas. Será que existe esta palavra? Acabei de inventar. 

Fiquei pensando aqui com os meus botões , qual seria a diferenča entre a garota paquistanesa e o resto do mundo?

O que levaria uma garota de 16 anos a se engajar com tamanha coragem em defesa dos seus direitos 
e de outras crianças ?

Claro que eu não poderia estar comparando a vida no Paquistão, à vida no Brasil. Viver no Brasil, apesar dos pesares ainda é o Paraíso . Não existe povo mais livre no Planeta do que o povo brasileiro.
 
No Brasil, as pessoas são livres para eleger os seus governantes , depois se arrependerem , e ainda manisfestar em praça pública o seu descontento. Expressar  de forma explícita o que pensam  em redes virtuais sem serem perseguidos por grupos extremistas. Defender suas opções sexuais sem serem banidos da sociedade , ou até mesmo levados ao cárcere. Mulheres podem estudar, trabalhar e competir com igualdade no mercado de trabalho. 

Isto é o Paraíso da liberdade  de expressão e do direito de ir e vir! 

Mas será que para termos uma juventude mais consciente do seu papel no futuro de sua pópria nação é preciso viver experiências no Inferno? 

Talvez , seja um mal necessário...

Parabéns a jovem Malala que veio a este mundo com uma missão  cármica de profundo valor ao seu povo e não à passeio . 







Nenhum comentário: