segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Seria um dia como a outro qualquer...



Esta semana eu andei assistindo muitos filmes sobre caēs fiéis e seus tristes destinos. Não poderia deixar de assisitir novamente , " Sempre a seu lado" , com o sempre maravilhoso Richard Gere. E como se não me bastasse a tristeza que se apodera de mim quando assisto filmes com enredos muito tristes , lá fui eu querer sofrer mais um pouquinho. Verter lágrimas de comoção . 

Tentei baixar a então famosa  versão japonesa , ou a història original de Hachiko o cão fiél, que se intitula "Hachiko monogatari" ,traduzindo: A história de Hachiko. 

Não consegui fazer o download no meu ipad, como sempre, mas consegui assistir o filme japones legendado em português na íntegra no youtube. Ainda bem que eu entendi todos os diálogos em japonês por que o meu Ipad ma-ra-vi-lho-so muda a visualização dos videos após uns 5 minutos e não se enxerga mais nada nitidamente. 

A história é duas vezes mais triste do que o remaker com o Richard Gere, talvez por ser mais detalhada  e relatar a verdadeira história de Hachiko que viveu e morreu  em um subúrbio de Toquio. 

Já eram mais de 7 da manhã e eu estava assistindo o  filme com uma toalha de rosto ao lado para enxugar as lágrimas. Chorei tanto que meu nariz entupiu, meus olhos incharam e ainda para piorar mais a situação, a tristeza era tanta que não consegui mais dormir. 

É masoquismo demais assistir a filmes com histórias tristes relacionadas a um cão e seu dono às 7 da manhã , chorar a manhã inteira , ficar com insônia por causa da tristeza e no mesmo dia ainda ter que levantar e ir trabalhar . 

Não deu em outra, nem fui trabalhar. Como? com aqueles olhos inchados e a cara abatida de quem não dormiu a noite inteira?

E se eu fosse trabalhar? Como explicar que eu estava assistindo a um filme as 7 da manhã , chorei o filme inteiro ( na verdade, da metade para o fim) , e ainda caí em depressão sentindo todas as dores do corpo e da alma do pobre cão fiel?

Talvez se eu nunca tivesse provado do amor destes bichinhos eu nem me afetaria tanto, mas só quem provou do amor, do afeto ,da lealdade e obediência destes seres iluminados poderá entender a tristeza que me abateu . E chefe entende essas coisas? Não, nenhum chefe entenderia. 

No momento em que eu assistia o,filme fui entendendo porque estes seres maravilhosos vivem menos do que  nós, os seus donos. Na realidade, nenhum cão suportaria  a perda de seu dono por que o senso de lealdade e apego desses bichinhos é diferente ao do ser humano. 

Sentimos a perda de nossos amiguinhos de estimação quando eles se vão, mas podemos sobreviver a esta perda, em contrapartida um cão só tem a seu dono . É dependência demais para morrerem depois de nós. 

Hachiko teve um triste destino, sua felicidade durou pouco mais de um ano , o restante de sua vida foi dedicada a espera de alguém que não voltou nunca mais. O seu dono que se foi antes dele. 

Triste histórica verídica não? 
Hachiko se tornou tão famoso no Japão por sua lealdade e espera pelo seu dono que ao falecer o Imperador do Japão decretou um dia de luto. 

É linda demais esta história . Vale a pena assistir a versão original japonesa: Hachiko Monogatari. 
Mas não esqueçam de assistir no final de semana , de preferência na sexta ou no sábado para não ter que faltar no serviço ;-)

Nenhum comentário: