quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Amigos de verdade



O meu conceito sobre " amizades" tem mudado muito nos últimos anos, e confesso que a  tendência é a de  preservar  tal " conceito"  extremamente capricorniano. 

Amigos só são amigos de verdade quando são úteis e indispensáveis . Uma afirmação tipicamente capricorniana, vero?

Bem, vou tentar ser mais objetiva. 

Aquele amigo ( ou familiar) que só te suga as energias não serve para muita coisa. Tipo,  te  alugar para não se sentir sozinho, para ir a uma balada, para rir ( com as suas piadas) , e  suprir suas próprias carências. Estes eu dispenso. 

Amigo de verdade é aquela pessoinha chata que não faz absolutamente nada para te agradar, mas que se sente bem na sua companhia e vice- versa. É aquele chato que discorda de tudo , pensa diferente, e vira e mexe te joga  umas verdades na cara um pouco desagradáveis, mas mesmo assim você o respeita e vice e versa. 

É aquela pessoa que você lembra de vez em quando ( sem nenhuma obrigação) só para saber se está bem de saúde, ou coisa do gênero. 

Amigo de verdade é aquele que te vê em uma situação difícil e se dispoēm a ajudar, sem nenhum interesse à mais. É aquele que você se dispoēm a ajudar só para ve-lo livre de problemas por que lá no fundo sabe que o " respeito" é recíproco. Ele te ajuda , não se sacrifica. 

Amigo útil é aquele que não te causa problemas, te ajuda a soluciona-los. Que seja com um conselho, que seja com uma crítica dolorosa porem necessária. Amigos de verdade não são " bonzinhos", nem são agradáveis 24h, nem tão pouco almas altruístas,  mas são sempre solidários de alguma  forma .

O amigo de verdade nunca terá a mesma religião, os mesmos gostos, o mesmo caráter, a mesma nacionalidade. Vai te criticar sempre por tais diferenças, mas lá no fundo te respeita tal como é. 

Ele vai pisar na bola uma , duas vezes. Mesmo assim, você não se importa por que a recíproca é mais que verdadeira. Somos todos humanos , passíveis de erros. 

Amigo de verdade é aquele que consegue te comover com simples gestos despretenciosos. Te faz um regalo , mesmo não sendo seu aniversário porque percebeu que você precisava deste afago. Ele respeita o seu mau humor e de vez em quando se afasta com sabedoria. Ele te conhece melhor que você mesmo. 

Amigos de verdade não precisam estar " grudados" 24 h, até mesmo porque isto enche o saco de qualquer alma capricorniana, mas ele sempre se lembrará de você, esteja você aonde estiver. 

Amigo (ùtil) de verdade vai ( em ocasiões) te surpreender ao dizer: - Você está precisando de alguma coisa?Mesmo quando você pensa não  merecer   tamanha consideração. 

Este texto eu o dedico aos meus amigos de verdade: Os úteis! 

Nenhum comentário: