domingo, 23 de fevereiro de 2014

Espiritualidade ou religião



Religião:  algumas pessoas herdam de seus pais, outras a buscam em momentos cruciais da vida ( dor, abandono e vazio) outras sofrem influência do meio em que vivem ( até  mesmo do modismo) , e algumas pessoas buscam na religião apenas " parâmetros" para que possam  direcionar-se na vida. A religião é um instrumento que nos capacita a prática da fé. 

No meu conceito, não basta ser religioso , frequentar a igreja, adorar imagens, andar com a bíblia debaixo do braço se o indivíduo não é espiritualmente evoluído. De nada vale ter crenças religiosas que não abrem a nossa mente e a nossa alma para o todo. 

Já perceberam como existe gente que frequenta a igreja, lê a bíblia todos os dias , mas não é capaz de fazer uma oração todos os dias para aquele vizinho chato, ou para o ex- marido que te meteu um chifre e ainda não paga a pensão alimentícia, ou a cunhada que vive fazendo fofocas? 

A oração tem um poder imenso, desde o momento que a fazemos com o coração puro e a direcionamos para aquelas pessoas mais necessitadas  , ou melhor, para aquelas pessoas que não harmonizam naturalmente conosco. A razão de tal desarmonia pode ser você mesmo, ou seja, a sua reação em relação à pessoa. 

No budismo aprendi que se a dor é apenas nossa, o problema é nosso. Ou seja, a solução do problema está em nós e não no comportamento alheio. Sabio não?

A prática da oração também é outra coisa que aprendi dentro desta filosofia. O hábito de orar todos os dias traz grandes transformações em nossa vida prática. Não importa que tipo de religião frequentamos, o importante é ter este momento de " pureza" e transcender a alma acima de qualquer sentimento ou pensamento impuro que nos envenena a alma. É difícil, mas se a praticarmos todos os dias a nossa própria mente se condicionará. 

A inveja , o ódio e a mágoa creio que sejam os piores sentimentos que um ser humano possa carregar dentro de sí. Saber perdoar de alma limpa não é o mesmo de esquecer , a alma nunca esqueçe de suas vivências. É preciso transforma-las , e para tal, existe o instrumento da oração que na prática  diária nos ajuda a transmuta-las. 

Apesar de todo este conhecimento eu ainda não consegui transmutar a minha alma  e o perdão não vem tão fácil. Quem disse que é facil?

Um esportista precisa praticar todos os dias para atingir a sua meta . Igual é com a espiritualidade, é preciso pratica-la todos os dias  para transmutar a alma. 

 Além da prática da oração é preciso ter um pouco de inteligência emocional para compreender os meandros da vida e o seu verdadeiro papel dentro dos relacionamemtos humanos. 




Conceitos espiritualidade e religião

Atualmente, observa-se na literatura psicológica ênfase crescente do tema espiritualidade (Crossley e Salter, 2005). Um estudo recente mostrou que os principais domínios discutidos em psicoterapia de indivíduos americanos incluíram o trabalho, a família, os amigos e a sexualidade. A religião e a espiritualidade foram consideradas temas de igual importância e os clientes observaram os terapeutas abertos para discussão desses domínios (Miovic et al., 2006). Contudo, nem todas as abordagens encontraram um ajuste do tema em suas intervenções terapêuticas. O método qualitativo com entrevistas semi-estruturadas foi utilizado para investigar como psicólogos clínicos compreendem e abordam a espiritualidade durante a psicoterapia. Os psicólogos estudados consideraram a espiritualidade um tema potencialmente provedor do encontro de equilíbrio e harmonia dos clientes. Contudo, a diversidade de conceitos acerca da espiritualidade foi observada como um aspecto crucial da dificuldade para abordar o tema na psicoterapia. O estudo pontuou a importância de tornar os conceitos religião e espiritualidade mais coerentes e acessíveis, facilitando o diálogo profissional no contexto terapêutico (Miovic et al., 2006; Crossley e Salter, 2005). Portanto, adotamos aqui as definições de Koenig (2001), que conceitua religião como um sistema organizado de crenças, práticas, rituais e símbolos projetados para auxiliar a proximidade do indivíduo com o sagrado e/ou transcendente, e espiritualidade como uma busca pessoal de respostas sobre o significado da vida e o relacionamento com o sagrado e/ou transcendente

Revista de Psiquiatria e Clínica .http://www.hcnet.usp.br/ipq/revista/vol34/s1/136.html



Nenhum comentário: