domingo, 2 de fevereiro de 2014

A vida prática no Japão



Refeição fresca : arroz instantâneo, kmuchi pronto , frango grelhado na hora e vinho chardonnay francēs. 


Eu, como boa Capricorniana, adoro coisas práticas que facilitem a  vida , e o Japão parece ser o país certo para economizar tempo na cozinha. 

Aqui no Japão, quem vive sozinho não sofre com afazeres domésticos como lavar, passar, cozinhar, faxinar, lavar a calçada ( as ruas são limpas) ou coisas do gēnero. Eu mesma nos meus dias de folga dificilmente perco o dia todo fazendo faxina ou cozinhando.

O piso do meu apartamento é de carpete de madeira, eu o incero uma vez ao mês e depois vou só mantendo o brilho com uns lençinhos umedecidos ( descartáveis) com cera . Minhas roupas eu as jogo na maquina de lavar, deixo secar no ar condicionado e depois é só esticar e dobrar. A maioria das roupas no Japão são feitas de tecidos que não amassam que nem papel, e eu procuro  sempre comprar deste material. Não tenho nem ferro de passar e nem sinto falta. Aliás, as maquinas de lavar roupas japonesas não amassam tanto as roupas na lavagem como as Brastemps da vida.

Agora, o mais prático da vida aqui no Japão é em relação a comida. Se vc for fã da comida japonesa  e italiana, vai ter várias opções prontas nos supermercados e nas lojas de conveniência. São os famosos obentôs japoneses, tudo prontinho. E as saladas? tudo fresquinho, cortado e lavado para uma porção. Os molhos para salada também são vendidos em porções únicas com uma grande variedade de sabores para todos os gostos, inclusive o tempero de salada alla italiana. 

Hoje passei o dia organizando a casa e quando percebí já era tarde demais para começar a cozinhar. Passei por uma loja de conveniência ( aberta 24 h) e comprei uma porção de arroz, frango grelhado , vinho branco francês e o meu mais novo vício kmuchi ( pikles coreano apimentado) . Depois foi só ajeitar a mesa , esquentar a comida no microondas e pronto. Comida pronta, porém fresquinha. 

Aqui no Japão ninguém se preocupa se os filhos solteiros que moram sozinhos estão comendo bem. Só não se alimenta bem quem não quer. Até mesmo os pratos mais típicos de inverno já vem com o molho pronto e os ingredientes podem ser comprados cortados e prontos para cozimento. O tempo gasto é apenas o de colocar os ingredientes na panela e esperar o cozimento. 

Muitos frabicantes de obentôs japoneses tem a preocupação de preparar pratos que tenham o  mesmo sabor    dos pratos preparados  pelas nossas maēs, e a cada dia mais novos pratos com sabor de comida feita pela mamaē são lançados no mercado. 

Depois de viver tanta praticidade no Japão, quem é que consegue ir ao mercado e comprar um frango inteiro para limpar, cortar  e temperar? Nem sei mais como se faz isso. 

Lavar a louça? Muitos pratos já vem com os recipientes descartáveis , é só terminar de comer e jogar fora . Caso você não queira comer na própria embalagem pode usar os pratos convencionais de louça, de todo jeito a louça para lavar serão apenas os pratos , talheres e copos. Nada de ficar esfregando panelas . 

O japão sem dúvida alguma não forma boas donas de casa!!!

Adoro a vida prática japonesa ...,

Nenhum comentário: