segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Os ares do inverno


               Monte Fuji - Shizuoka- ken - Patrimônio mundial da Unesco 


Não , eu não odeio o inverno. Para dizer a verdade até gosto , mas depende de onde se passa o inverno. Depende dos ares. Vou explicar melhor...

 Aqui no Japão , ao menos na região onde eu moro nunca neva, mas a temperatura chega a -1 grau  com ventos fortissimos. O bom do Japão é que mesmo no inverno o cèu por muitas vezes amanhece azul celeste . O inverno aqui é muito agradável , quando não venta.

As últimas recordações  que tenho do inverno brasileiro, mais precisamente em São Paulo, é da garôa fina ,  e aquele friozinho que corta a alma quando saimos do banho ou até mesmo quando vamos nos deitar. Sem falar nas mudanças abruptas da temperatura que sempre me deixavam gripada por pelo menos 3 ou 4 vezes ao ano. 

O inverno só é belo quando conseguimos ver e apreciar a sua estação, tal qual ela é. Coisa impossível em São Paulo que tem cheiro de garôa, de calçadas molhadas e céu nublado. Por muitas vezes é dificil saber se o cèu está nublado ou poluido . E quem consegue ver alguma coisa com aqueles arranha céus por toda a parte?

Na Europa, mais precisamente na Suiça italiana  provei um outro tipo de inverno. Frio , com neve , porém mais ùmido do que o inverno Japonês que é seco. Os dias eram ensolarados, muito céu azul, pouco vento, quase nenhum, e em alguns pontos mais altos dava até para sentir calor em meio a neve.  É a tal da inversão térmica que se apresenta em locais altos . Em compensação , na Àustria eu quase morri congelada , e em alguns momentos nem conseguia respirar direito  aquele ar gélido. 

Caminhar de botas de saltos sem uma proteção interna foi uma péssima idéia.  Não conseguia pisar no gelo que sobrava nas ruas sem lastimar meus dedinhos com caimbras de frio. 

Cada país tem a sua caracteristica . Não dá para dizer simplesmente : Eu amo o inverno, ou eu odeio o inverno. Depende de a qual inverno se está referindo. Depende dos ares. 

Não vou negar que apesar do frio intenso do inverno europeu, ainda gosto mais de sentir o cheiro do inverno europeu. Éh, o inverno tem cheiros . 

Queria ter a alma poética nestas horas para descrever o cheiro do inverno europeu logo pela manhã, quando o Sol desponta no céu  de nuvens branquíssimas que se firmam junto as montanhas enevadas. É lindo demais. 

Nestas horas , vale realmente a pena sentir aquele friozinho que corre a espinha e congela o nariz.  Vale a pena pela paisagem, pelo cheiro de inverno que impregna o ar. 

O inverno tem lá as suas maravilhas, mas depende muito de onde o passamos e como o passamos. Aqui no Japão, eu só passo frio nas ruas , todas as casas tem ar condicionado com caleifação, e o céu está quase sempre azul. Nem vou comentar sobre o por do Sol japonês, que é um espetáculo à parte. E os onsens espalhados por todo o Japão? Esta é outra maravilha do inverno japonês que eu ainda não fui provar. 

Enfim, o inverno é bárbaro e depende muito de onde nos encontramos e como o vivenciamos. Ele é necessário.

 Para mim, o inverno é um período de introspecção , quase uma hibernação da alma. A minha alma fica pequena ( me refiro ao inverno japonês) para logo florescer junto com a chegada da Primavera. 

Nenhum comentário: