terça-feira, 14 de junho de 2016

Saudade


Hoje estava arrumando a minha bagunça no meu apartamento. Ainda tenho as minhas roupas dentro de malas de viagem, como se eu fosse partir a qualquer momento. De repente , no meio daquela desordem toda saltaram do fundo do baú seis albuns fotográficos que fiz no meu periodo suiço, entre 2009 ~ 2011. 

Entre 2011 e 2016 eu estava aonde? Um pouco no Brasil, um pouco no Japão . Nem me lembro mais  em que meses. 

Meu Deus! Ou a minha memória está encurtando ( efeito idade) ,ou viver a vida trocando de paisagens prejudica a memória .

 Abri o album e me vi nas fotos , mas não conseguia mais me lembrar dos detalhes do dia em que as fotos foram tiradas. Apesar da memória não funcionar bem para relembrar detalhes destas fotos tiradas a 5 e 7 anos atrás, todas as vezes que as vejo vem aquele sentimento difícil de descrever, a saudade. Saudade de um momento, de um lugar. É  dor que não doi. Tristeza que  faz sorrir. Ausência que não existe. 

Não me refiro ao relacionamento que vivi com o meu ex-suiço, que aliás, era um pouco conturbado e nem deixou saudades. Me refiro a tudo aquilo que ele me fez vivenciar nos dois anos em que nos relacionamos. Paisagens, muitas paisagens, amigos de todas as nacionalidades, gastronomia , e muita cultura. Definitivamente , é tudo que amo na vida : cultura estrangeira , arquitetura e paisagens naturais. 

Olhando estas fotos, pude perceber o quanto a Suiça ainda pulsa dentro de mim. Sou mesmo uma mulher de fases. A minha paixão pela Italia foi sumariamente substituida pelo meu amor pela Suiça. 
Eu amo a Suiça! 

Un giorno ritornerò! 




Saudade é um sentimento causado pela distância ou ausência de algo ou alguém. Tem origem no latim, com o significado de solidão. É uma palavra que não tem tradução literal em muitas línguas. Saudade é uma das palavras mais utilizadas nas poesias de amor, nas músicas românticas da língua portuguesa.



Nenhum comentário: