sábado, 23 de julho de 2016

Detectando defeitos



A parte mais dificil de todo processo de autoconhecimento é sem dúvida alguma aquela fase em que conseguimos detectar os nossos piores  defeitos e não conseguimos muda-los de forma alguma. Pior seria se não tivessemos nem a capacidade de enxergar os nossos pontos negativos .

Como Capricorniana , já sou critica por natureza e da mesma forma que me auto-critico com rigidez critico também as pessoas que me cercam. Este é um defeito terrivel que faz de mim uma pessoa extremamente seletiva  e dificil no convivio. 

Dez minutos de diálogo são o suficiente para eu pintar um perfil bem critico da personalidade de qualquer pessoa. Se a pessoa não tem um bom papo , naturalidade ao se expressar , e principalmente um minimo de inteligência , eu já começo a evitar. 

Pior ainda  quando percebo camadas de tártaro nos dentes de alguém , ou um cabelo com seborréia, cheiros desagradáveis , espinhas demais no rosto, maquiagem mal feita, roupa suja e amassada, cabelos mal tratados  e desleixo total com a aparência. Já olho de cima à baixo e me seguro pra não fazer nenhum comentário critico. 

Sei que é desagradável e que as pessoas se ofendem por muitas vezes apenas  com o meu olhar critico, mas nào consigo mudar . È mais forte do que eu. Meu senso critico é agučado demais. Meu olhar clinico parece ter um raio laser para detectar defeitos visuais . A minha sinceridade também nào ajuda muito. Já vou falando.

Prefiro pensar que este meu defeito é a minha veia artistica que só sabe apreciar o belo em suas formas mais harmônicas. 

Estudando mais profundamente o meu mapa natal pude compreender  que esta caracteristica está intrinsica em mim através da minha Lilith na casa 11. Seletividade exagerada com aquilo que visualiza, ou seja, tudo passa pelo meu clivo visual, prejudicando os relacionamentos em geral. 

Sabe aquele velho ditado popular? - a primeira impressao é a que fica? Pois, a segunda , a terceira e assim por diante também. Corro o risco de deixar de fazer boas amizades por excesso de senso critico visual. Claro que os amigos mais proximos os aceito como são , mas nunca perco a oportunidade de tentar melhora-los. 

Flexibilidade e menos senso critico é o que me falta . È terrivel ter que admitir o grau de meu senso critico visual . Assim como sou critica com a minha aparência ( quase obsessiva ) sou com a aparência  dos outros . 

Não queira nunca sair para jantar comigo em algum restaurante menos popular sem ter ao menos os cabelos bem cuidados e estar vestido para a ocasião. Chinelos de dedos e camisetas amassadas são para estar em casa , não para ir a um jantar. 

Ser pobre não é sinonimo de desleixo com a aparência. Quem tem dinheiro tem a facilidade de pagar para estar mais apresentável , quem não tem , deve usar e abusar da criatividade e do bom gosto. 

Bom gosto. Vou diminuir o peso do meu senso critico e justifica-lo como um simples excesso de bom gosto, e tentar frear a minha lingua e o meu olhar critico que tanto incomoda as pessoas. Afinal, nem sou critica de moda ,beleza e comportamento. 

"Que me perdoem as feias , mas beleza é fundamental" . Quem sabe Vinicius de Moraes também sofria do mesmo mal ?


Nenhum comentário: