quarta-feira, 20 de julho de 2016

Gratidão



Hoje foi meu terceiro dia de folga, emendei mais um dia  de yukiu ( folga remunerada). Aqui no Japão , quando se trabalha por 6 meses e com uma frequencia de mais de 80% ( se não me engano) , o trabalhador tem direito a 10 dias de folgas remuneradas . Como eu já cumpri 6 meses , pedi um dia à mais de folga porque jà não estou aguentando mais o pique de trocar de turnos. Tem dias que vou trabalhar sem dormir, normalmente na virada de um turno para outro, e isto està acabando com a minha pele. Meu organismo já não sabe mais a que horas deve ir dormir e a que horas acordar. 

Os unicos dias que a minha pele está boa são nos dias de folga em que eu durmo a hora que o corpo pede. Se der vontade de dormir a tarde eu durmo , se der vontade de dormir meia-noite eu durmo. Enfim, a hora que o corpo pede , porque eu já não sei mais.

Apesar desta vida dura de ter que trabalhar 12 horas e ainda por cima em turnos alternados, devo agradecer aos céus por ter este trabalho . Afinal, aqui em terras nipônicas ninguém sobrevive com um salario mèdio sem horas extras. Economizar então, nem pensar!

Outra coisa que costumo reclamar sempre  é a mà conservação do predio onde moro. Realmente , este predio é um dos piores lugares que eu já morei no Japão. Ao mesmo tempo , não posso reclamar. Volto todos os dias na minha hora de almoço pra almoçar tranquila sem ter que dividir espaço no refeitorio com ninguèm e ainda fico assistindo videos enquanto almoço. Tenho que agradecer aos cèus por não ter mais que encarar 2:00 hs de transito pra subir a Av. Rebouças , nem enfrentar os trens lotados da CPTM às 7:00 hs da manhã. Peloamor!Ninguém merece a CPTM!

A vida aqui em terras nipônicas não é facil em vàrios aspectos, mas se eu for colocar na balança a vida que eu levava em São Paulo , que era mais facil, no sentido de ter mais amigos, estar perto da familia e de ter mais perspectiva de futuro ( disse futuro, não dinheiro) . A vida  aqui do outro lado do mundo me oferece outras coisas que eram muito dificeis de conquistar e vivenciar estando em São Paulo. 

Não sei explicar, mas a vida parece correr mais rapido por aqui. As coisas acontecem em uma velocidade incomparável a vida no Brasil. Talvez pelo fato do Japão funcionar 24 hs , a exemplo dos "kombinis" ( lojas de conveniência) espalhados por todo o Japão e da industria que não para de mover suas maquinas. Aqui no Japão, quando o ano novo começa, ele começa mesmo! Não tem essa de sö em Abril , depois do Carnaval. Aqui, as coisas não param de acontecer. E quando o governo japonês diz que tem em mente algum projeto a medio prazo, ele se faz sentir a medio prazo. Sinal de que o governo está se mexendo sempre. No Brasil a gente nunca percebe o quê os nossos governantes estão fazendo . Só quando aparecem os rombos nas contas do Governo. 

A vida aqui do outro lado do planeta não é facil, mas se fosse fácil não seria Japão. 
Gratidão , por poder ter saude para trabalhar por longas horas , e ainda poder programar o meu ano sem grandes atropelos. Tudo està sob controle. Amanhã ou depois pode ser que eu sofra uma virada do destino. Nunca se sabe. Mesmo assim, aqui em terras nipônicas , o sistema funciona para aqueles que não se acomodam. 

Obrigada por ter um cantinho só meu. Obrigada pelas comprinhas de hoje na H&M . Obrigada pelo meu terceiro dia de folga ( só um remunerado) . Obrigada por trabalhar 12 hs diàrias e ter saüde e disposição. 

Gratidão sempre! Obrigada Japão! 

Namastê!


Nenhum comentário: