segunda-feira, 18 de julho de 2016

Mais mudanças


Ontem era minha folga, e mesmo assim fui a uma reunião sobre as novas regras contratuais da fabrica  que eu trabalho sem nem ter a necessidade de estar presente. Não sei se meu supervisor se enganou e me chamou para a reunião ou se ele queria que eu estivesse lá por outra razao qualquer. 

A reunião interessava apenas aos contratados diretamente com a fabrica , ou seja, aquilo que eles chamam de "keiyaku shain" com um contrato fixo de periodo longo ( acima de seis meses) . Na reunião foi comunicado que o contrato de seis meses que seria renovado em julho, será substituido por outro de duração de apenas dois meses ( renovável) . No meu caso nem mudaria nada , o meu contrato já é de dois meses renovável. 

As empresas sempre dizem que estáo apenas acatando as leis trabalhistas que regem contratos , mas eu particularmente acho que são subterfúgios para escapar de uma nova crise que vem por ai. 

Com a crise na zona-euro, que anda a cada dia pior, alguns investidores desistiram de investir em euros e estão comprando ienes , a moeda japonesa . A super valorização da moeda japonesa não é muito interessante para o mercado de exportação. 

Além de uma possivel crise comparavel a aquela de 2008 na economia global, tem os asiáticos ( filipinos, vietnamitas , chineses) fazendo concorrencia para os brasileiros. No predio onde moro o numero de filipinos trazidos como estagiarios está crescendo. 

Ainda não dá para pintar um quadro real da situação dos brasileiros em terras nipônicas , mas uma coisa é fato: ninguém enriquece mais no paìs do Sol Nascente. 

Portanto, quem quiser se aventurar a vir ao Japão , que venha com a consciência de que é realmente uma aventura sem grandes expectativas financeiras.

Venha viver o Japão . Aprenda a viver com o basico necessário e principalmente , aprenda a viver a cultura japonesa. Esta será a sua maior riqueza . 

Nenhum comentário: