sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

A educação nipônica

        
                                 Maquina dentro de ônibus que substitui o cobrador 

O destino quis que eu vivesse por um longo tempo em terras niponicas, e sabe-se lá atè quanto tempo mais. Talvez o resto da minha vida.

Hoje sou capaz de perceber o quanto eu fui feliz e ainda sou estando aqui em terras nipônicas. Aprendi a agradecer e a dar valor a este povo e a esta nação. Já me sinto fazendo parte deste país. Não me sinto mais um peixe fora d'agua. Apesar de reclamar sempre da mentalidade japonesa , esta casa , apesar das diferenças agora é minha também.

Decididamente não posso mais viver em cidades confusas , com o transito louco , insegurança e gente mal educada por todos os lados. Desde a ultima vez que visitei o bairro onde mora a minha familia em São Paulo e vi uma praça pública suja , imunda e abandonada . Me bateu um desespero , e o alivio de estar apenas de visita por aquelas bandas.

Hoje sai a passeio pela cidade . Toda vestida de roupa social e de bicicleta até o ponto de ônibus. Deixei a minha bicicleta no estacionamento da Prefeitura e fui para o ponto de ônibus. Os horários estão todos marcados em uma placa e por mais que fosse horário de rush, o ônibus vem pontualmente no horario marcado. O onibus para a cidade é um tipo de ônibus de viagem , muito confortável e silencioso. Paga-se o valor da passagem à partir do ponto onde se pega . Um placar eletronico dentro do onibus marca o valor a ser pago dependendo do destino. Dentro do ônibus está apenas o motorista , devidamente vestido e com luvas , ao seu lado uma maquina que registra os cartões de embarque e um dispositivo para trocar notas de 1.000 iens a 10.000 iens . O motorista não perde o seu tempo recebendo o dinheiro da passagem , a maquina faz tudo sozinha.

Levantei da minha poltrona enquanto o onibus parava em um farol para trocar o dinheiro por moedas , e enquanto eu retirava as moedas da maquina o motorista me observava , e com toda educação me diz : ogokimasu , que em japonês ( ao pé da letra) quer dizer : -Vou mover. Ou seja, mover o ônibus . O motorista estava atento para que eu retirasse as moedas e me sentasse em segurança. Confesso que ainda me surpreendo com tamanha educação e respeito.

Chegando na cidade, muitos restaurantes de todos os gêneros. Eu escolhi um quase vegetariano que serve várias saladas . Fui super bem atendida como sempre . Os japoneses priorizam sempre a educação no atendimento aos clientes. Sai para dar um giro pela cidade e já passava das 21:00 hs , até eu chegar na prefeitura da minha cidade onde deixei a minha bicicleta já passaria das 22:00 hs . Retornei tranquilamente e confortavelmente no ônibus de volta a minha cidade , mas as ruas são muito escuras , um breu total. Peguei a minha bicicleta tranquilamente e ainda passei por uma Drugstore antes de voltar para casa por ruas escuríssimas. Sem medo , sem pressa. Conduzida apenas por uma lanterna .

Agora me diz? Dá para viver sem esta tranquilidade de poder ir e vir a qualquer hora do dia ou da noite ? Dá para conviver com gente mal educada que não respeita filas ? Ou sair de casa a noite com medo de ser assaltado? Não dá mais. Falando assim parece frescura , mas a segurança e a educação cívica  quando fazem parte de uma nação é o que faz aumentar a tal da qualidade de vida.

Não dá mais para viver sem ela.




Nenhum comentário: