sábado, 27 de janeiro de 2018

Saudações japonesas

       


O Japão é conhecido mundialmente pela sua forma clássica de saudação, aquela que as pessoas se curvam . Existem vários graus de saudação , desde uma leve  saudação com a cabeça até a saudação mais respeitosa  que é a de 90 graus.

Ao entrarmos em algum  estabelecimento somos sempre recebidos com um "irashai masse" , que significa : -Seja bem vindo. Logo ao sairmos também somos saudados com um "arigatou gozaimashita " , que traduzindo é : - Muito obrigado.

As vezes caminhando pelas ruas somos saudados por jovens estudantes . Nas escolas ensinam as crianças a saudar os mais velhos com respeito nas ruas.

Apesar de tanta educação e da disciplina que orienta os jovens a saudarem as pessoas em qualquer situação, na vida prática do ambiente de trabalho a coisa é bem diferente.

No sabado fui trabalhar sozinha , haviam poucos carros e bicicletas no estacionamento. Logo na entrada da fábrica , como sempre, saudei o segurança. Entrando na minha seção topei com um shain ( funcionàrio fixo ou vitalício) , e o cumprimentei , porém ele não respondeu. Simplesmente me ignorou, ou fez aquela saudação tão displicente com a cabeça que nem percebi. Logo a noite um outro japa ( tercerizado de outra empresa) entrou no refeitorio enquanto eu me preparava para sair. Ele entrou calado e saiu mudo. Na saida do predio topei com outro japa que passou por mim e simplesmente me ignorou.

Aquilo que percebo é que na maioria das vezes os mal educados são os homens e não as mulheres. Algumas japas simplesmente te ignoram , mas se você tomar a iniciativa de saudar , ela responderá com certa timidez , mas responderå educadamente. Algumas japas até puxam conversa falando sobre o tempo, e pouco a pouco vão começando a perguntar coisas sobre você. Mulheres são mais curiosas do que os homens no mundo todo.

Tem também aquelas japas que estão 24 hs usando uma máscara . Estas frequentemente nem olham para você e se relacionam apenas com os mais intimos, evitando os estranhos de outros setores. Já trabalhei com uma japa que era muito comunicativa , mas nunca vi o seu rosto. Dizem que as pessoas  que usam mascaras frequentemente são pessoas que não querem muita aproximação. Vai saber os motivos?! Complexo de Michael Jackson?

Às vezes fico pensando se este comportamento de evitar as pessoas não é preconceito. Tipo, pelo fato de eu ser estrangeira. Perguntei a uma amiga japa se as pessoas se comportavam assim da mesma forma com ela , e para a minha surpresa ela me disse que sim. Ela me disse que os jovens de hoje são assim, meio mal educados. E quanto aos homens em geral , de todas as idades que simplesmente passam reto e não cumprimentam? Neste caso, ela não soube me responder.

Eu particularmente atribuo este comportamento masculino a timidez dos japas que nunca sabem como se comportar naturalmente diante de uma mulher. Nem todos são assim, mas a grande maioria se solta mais em grupos de iguais, ou seja, em grupos de homens , ou em grupos de japas . Eles nunca sabem como se comportar diante de um estrangeiro , a não ser que estejam acostumados .

Diante desta questão , reafirmo a minha compreensão sobre os japoneses : A famosa  educação japonesa é mera formalidade. Uma conduta social que deve ser seguida por todos , mas nem todos tem verdadeira educação e respeito pelo outro. Enfim, aparências.

Apesar deste paradoxo comportamental japonês , é mais facil conviver com um povo formalmente educado  e passivo do que conviver com um povo "naturalmente" mal educado e invasivo.





Nenhum comentário: