sábado, 20 de janeiro de 2018

No Japão é proibido ser gordo

                        
   


Dando continuidade ao post anterior , sobre a magreza japonesa, descobri em alguns videos de curiosidade que existe uma lei que controla o peso dos cidadãos japoneses. A lei se chama "Metabo" , que é uma abreviação de metabolismo . Nesta lei os homens devem ter no máximo 94 cm de circunferência abdominal e as mulheres 80 cm.

Todo ano as empresas japonesas realizam exames de saúde entre os funcionários , que é obrigatório, mas nem todas as empresas respeitam esta lei ao pé da letra. Eu mesma trabalhei durante mais de um ano em uma empresa japonesa sem fazer o tal exame de saúde. Apenas os funcionários vitalícios e os funcionårios com contrato direto foram submetidos aos exames .

Atualmente onde eu trabalho , os exames de saúde são obrigatórios para todos os funcionários, sejam vitalicios, contratados diretamente , ou tercerizados.

Os exames compoem de : exames de sangue, de surdez, de visão, cardiovasculares, de altura,  de peso com medição da cintura , e por fim um exame simples com um medico clinico geral.

Em todos os exames que eu já fiz , estando nesta empresa , o meu peso variava muito entre 3 quilos á mais ,ou 3 quilos à menos , a cada exame anual. Os japoneses consideram que ter uma perda de peso frequente de 3 quilos pode ser indicio de alguma doença grave , como o câncer , e por muitas vezes fui advertidada a investigar a causa pelos atendentes.

Quanto a minha circunferência abdominal. Creio que sempre estive dentro do limite permitido para mulheres de até 80 cm , e nunca ninguém me sugeriu uma dieta. Algumas amigas brasileiras que estavam acima do peso me contaram que eram advertidas todos os anos a fazerem uma dieta e praticar exercicios para perderem peso.

Não é uma lei rigida ao ponto de cobrar multas daqueles que passam dos limites padrões , mas com certeza existe uma certa coibição.

O mais estranho e ambiguo é que esta lei não serve para os praticantes de sumô. Aqueles gordinhos que se preparam a vida inteira para serem gordinhos e praticarem a arte do " empurra-empurra" dentro de arenas. Vai entender?!

No Japão, o país da ambiguidade , aquilo que serve para uns, não necessariamente serve para outros.




Nenhum comentário: