quarta-feira, 26 de dezembro de 2018
O Natal no japão part II
Como eu ja havia comentado em alguns posts, a comemoração do Natal em terras nipônicas é bem diferente de todos os povos católicos . É pura data comercial . Nenhum japones que eu conheço entende o significado desta data . Para começar , dia 24/12 é feriado nacional aqui, mas não por causa do Natal , é o aniversario do imperador japones. As familias japonesas comemoram a noite do dia 24/12 com uma ceia alla japonesa e cake . Casais lotam moteis pela cidade , e no dia seguinte que seria o almoço de Natal em familia , eles trabalham normalmente. Para os japoneses o Natal é simbolizado pela lenda do Papai Noel , que aqui eles chamam muy intimamente de "Santa" , ou seja, Santa Claus.
Com tantas diferenças culturais , o Natal chega a ser desanimador aqui em terras nipônicas. Ninguem te deseja um feliz Natal , e quando o desejam voce já sabe que tem outra conotação cultural. Portanto, eu quase que ignoro esta data quando estou com os japoneses .
Neste ano ocorreu um fato inedito na empreiteira que eu trabalho. Nós estrangeiros recebemos de presente um panettone com um cartão de agradecimento pelos esforços , escrito em portugues e japones. Fato inédito! E o mais embaraçoso deste fato é que somente os brasileiros receberam de presente o Panettone . Segundo o meu chefe este seria um presente de um grupo brasileiro que se uniu a minha empreiteira que é japonesa. Portanto, somente os brasileiros receberam e os outros estrangeiros de outras nacionalidades como os filipinos por exemplo não receberam. Os japoneses então, ficaram totalmente excluidos.
De fato, é uma questão cultural , mas se a empresa é a mesma , na minha opinião os japoneses deveriam receber tambem os "cakes" de Natal a que eles estao habituados comer na noite de Natal. Me parece que alguns japoneses receberam, mas somente nas empresas que estao dando lucro.
Segregação pura dentro da mesma empresa por questões culturais. Os japoneses deveriam seguir o exemplo do grupo nikkei brasileiro e pelo menos uma vez na vida presentear a todos como sinal de agradecimento pelo esforço e dedicação. Não vejo como algo cultural , é respeito e consideração. Mas, como o Japao é uma sociedade verticalizada, os que estão na escala de baixo é que devem agradecer aos empregadores e nunca esperar mais do que eles ja oferecem : o salário.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário