sábado, 1 de dezembro de 2018

Minhas ferias na Tailandia

       
                                                           Coral Island - Phuket 

       


Quando eu começei a pesquisar sobre viajar do Japão para a Tailândia topei com várias informações que para mim eram contestáveis. A exemplo da vacina contra a febre amarela que é obrigatória para todas as pessoas que estiveram em zonas de contaminação ha menos de tres meses . Ou seja, se você é brasileiro , português ou de qualquer outra nacionalidade e esteve na África do sul ou qualquer outra årea de contaminação , e isto constar em seu passaporte , vai precisar da vacina e do comprovante internacional. Normalmente, brasileiros vindo direto do Brasil ( zona afetada) precisam da carteirinha internacional de vacinação para apresenta-la no helth control antes mesmo de ir para a imigração. Portanto, é aconselhavel ter em maos a carteirinha com a vacina para não ter problemas em alguns aeroportos de entrada.

No meu caso sou residente no Japão , portanto , bastaria apenas apresentar o meu zaryu card ( carteira de residente) e preencher um formulario no helth control. Porém, quando eu me dirigi ao helth control ( aeroporto internacional de Phuket) o atendente não estava . Me dirigi a outro balcão ao lado e um dos atendentes simplesmente me disse que eu poderia ir direto para a imigração. Na imigração apresentei meu passaporte e meu zaryu card e passei direto. Em áreas mais turisticas me deu a impressão de que não são muito exigentes . Não posso afirmar o mesmo com relação a outros aeroportos da Tailandia, mas no site da embaixada da Tailandia no Brasil havia uma nota que dizia ser exigência do país a comprovação da vacina , porém , ninguem foi impedido de entrar no país por esta razão. As exigencias vão depender de casa aeroporto. Portanto, os brasileiros vindos diretamente do Brasil devem portar a carteirinha internacional de vacinação contra a febre amarela . A vacina tem validade por 10 anos e caso você a tome antes da viagem, deve ser com 10 dias de antecedência no minimo . É melhor não arriscar, apesar da Tailandia ( em zonas turisticas) ser muito flexivel.



Outra informação erronea que tive é sobre ser proibido fumar na Tailandia. Exi stem áreas para fumantes em toda a parte nas zonas turisticas e até alguns restaurantes onde se pode fumar a mesa. Não aconselho ninguem a sair andando e fumando na rua , mas as zonas permitidas para fumantes é bem vasta. Como eu comentei acima, não posso dizer o mesmo de areas não turisticas.

Agora vamos falar dos transfer particulares do aeroporto de Phuket para as praias. Quando eu comprei a minha passagem inclui o hotel e o transfer em função do horario que chegariamos , depois das 23:30 h . Paguei 16.000¥ , transfer de ida e volta para duas pessoas, ou seja 8.000¥ por pessoa , ida e volta , que equivale a  mais ou menos 70 dolares . É quase uma diaria de um bom hotel. Achei super abusivo o valor , sendo que o trajeto do aeroporto internacional de Phuket até a Praia de Patong é cerca de 36km . Como haviamos perdido o retorno ( transfer) por alguns probleminhas e perdemos o transfer de volta para o aeroporto, decidi contratar um transfer de uma agencia de turismo ao lado do hotel . Pasmem! O valor era muito mais baixo. O transfer para duas pessoas apenas de ida para o aeroporto me saiu por 800 baths que equivale a mais ou menos 3.100¥  ( 27 dolares ) . No hotel que estavamos hospedados tambem tem o serviço de transfer , mas o valor para duas pessoas era igualmente caro . Depende muito do tipo de carro , se for um carro maior é mais caro , mas o povo se aproveita da ingenuidade dos turistas , sem duvida alguma. A exemplo de uma vendedora ambulante que queria vender um oculos de sol ( falso) da Prada por 650 baths e o mesmo oculo nas barraquinhas dentro do shopping center (Jungceylon) custa apenas 250 baths. Muito cuidado ao negociar preços de taxi, comprar roupas em lojas de rua  e contratar tours. O melhor é pesquisar os preços de mercado antes e pedir desconto porque os tailandeses não tem nenhuma piedade de turista quando o assunto é tirar vantagem.

Onde comer? Sem duvida alguma a opção mais barata é comer nos mercados abertos de rua ou no Seven  Eleven. Apenas o café da manhã preferi fazer no hotel porque era bem completo e por apenas 200 baths . Nas barracas de rua pode-se comer stick rice com sea food por apenas 100 baths em uma porção bem servida . No Sevem Eleven tambem tem alguns pratos prontos de 37 a 50 baths que você pode pedir para esquentar na hora e levar para o hotel. Super economico. Muito melhor do que comer todos os dias em restaurantes e pagar em media 350 a 700 baths por cada prato.

Enfim, a melhor opcao para comer bem e barato é nos mercados de rua e no Seven Eleven. Nunca no
hotel. Caso você queira economizar obviamente.

Os tours...
Eu fiz apenas um tour em uma ilhota proxima a Phuket que se chama Coral Island. O tour incluia transfer ate o porto mais proximo de embarque para a ilha , café da manhã, almoço , lancha para locomoção ate a ilha ( 20 minutos) e duas atividades , como o caiaque e snorkeling, por 2.300 baths por pessoa , mas nos deram desconto e o tour saiu por 2.150 baths por pessoa , cerca de 8.300 ¥ ou 74 dolares por pessoa. O mesmo valor que nos haviam cobrado  pelo primeiro transfer do aeroporto. Por ai se nota que o transfer de algumas agencias de taxi é um absurdo de caro. Outro meio de transporte que se deve negociar sempre são os tuk tuks . Pagamos 200 baths para ir ao Shopping , cerca de 1,3 km . Comparando com o transfer que contratei no ultimo dia por 800 baths para o aeroporto que é cerca de 36 km , é meio discrepante o valor. Mas, parece que era a media na praia de Patong.


As cadeiras de praia e o guarda sol . No tour que fizemos para a  Coral Island  haviam cadeiras e um local coberto, mas eu preferi alugar uma cadeira e um guarda sol mais confortavel que me custou 200 baths  . Na praia de Patong o aluguel estava por 100 baths , mas a cadeiras eram bem velhinhas . O importante é nao torrar no sol, não importa se são cadeiras e guarda-sois mais judiados pelo uso constante ne!

A melhor epoca para ir a Phuket. Este é um detalhe muito importante antes de decidir sua viagem. A praia de Patong se situa na costa oeste de Phuket, portanto a melhor epoca seria entre novembro e março, em pleno inverno Tailandes quando as temperaturas estão em torno dos 30 graus e já não chove mais como no periodo das monções que vai de julho a Outubro. Já na outra costa de Phuket é ao contrario. Portanto, verifique o clima de cada cidade antes de decidir sua viagem. O verão Tailandes é de se evitar. Imagino que seja mais quente e umido , ja que no inverno estava um sol de
rachar ,porem menos umido.

A comida Tailandesa...
Eu estava receosa pela fama de comida apimentada , mas a experiência que eu tive com comida na Tailandia foi boa. Pelo menos nos pontos turisticos que estive em Patong e na Coral Island. Se voce pedir que não coloquem muita pimenta eles diminuem a quantidade de pimentam. A unica coisa super apimentada que eu comi foi um sanduiche com um molho estranho que ardia a boca inteira. Claro que tudo depende da sua tolerancia a pimenta. Eu particularmente gostei.

Eles falam inglês?

Em pontos turisticos , hoteis e agencias de turismo falam e estão acostumados com os turistas que falam pouco ingles. Pode-se usar o google tradutor tambem. Portanto, não ha muitos problemas para quem fala apenas o basico de ingles turistico ou sabe se utilizar dos serviços do google. Eu me virei bem com o meu ingles de Tarzan e o google tradutor. Claro que não posso afirmar o mesmo em areas não turisticas do país.

Creio que estas informações sejam o basico para poder aproveitar bem as ferias sem medo de ser feliz em terras Tailandesas.

Sawade ka!
Expressão que  se usa para cumprimentar as pessoas.


Nenhum comentário: