segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Sobrevivendo as festas de final de ano



Quando eu vivia uma vida "normal" em São Paulo, junto a minha familia e amigos , este periodo de festas de final de ano era algo desafiador . Desafiador no sentido de encontrar alguma coisa para fazer que fosse realmente legal ou divertido para todos. Vou culpar a falta de grana , mas as opções de diversão e lazer  eram escassas.

Quando meus avós maternos eram vivos, as festas de final de ano eram sempre animadas, o meu avô gastava horrores para reunir familiares e amigos no sitio em Mogi das Cruzes. Depois do falecimento do meu avô as festas ja não eram mais as mesmas . Continuamos indo todos os anos para passar o revellon por habito e por falta de opção. Chegou a um ponto que eu comecei a arrumar desculpas para não ir mais. Ficou mecânico demais, comer , rever parentes e dormir amontoados pelo casarão .

Há uns dez anos não sei mais o que é passar a epoca de festas em familia ou com amigos. Às vezes estou no Brasil nestas datas , às vezes não. Já cheguei a passar a virada de ano no aeroporto. Já passei com as poodles da minha tia . Por muitas vezes sozinha mesmo. Assistindo algum programa de tv e comendo salgadinhos. Creio que o último Natal que passei em familia ( familia alheia) e estava me sentindo muito bem e feliz , foi no Natal de 2010 na Suiça. O revellon não deu para passar por lá porque o meu voo estava marcado para o dia 31/12.

De todos os Natais e revellons que passei na vida , a unica que deixou saudades foi realmente o periodo que passei em Ascona. Todos os preparativos como presentes, arvore de Natal , viagem surpresa para a Austria e jantares luxuosissimos em restaurantes cinco estrelas. Eu era muito feliz, e nem sabia. Não estou me lamentando , mas quando provamos algo de muito bom, o resto fica ruim demais.

Meus Natais e viradas de ano aqui em terras nipônicas são como as festas de final de ano no sitio em Mogi das Cruzes , sem o meu avô. Não tem muita graça, e entre aceitar ir ceiar ou passar o revellon com alguns poucos amigos por aqui , eu prefiro passar sozinha . Não é o ideal , mas é o que tem !

Para o proximo ano estou querendo programar uma virada de ano em terras Tailandesas ou Malaias. Por lá , as energias são outras ( muito festivas) e eu surpreendentemente me animo a sair todas as noites.

Definitivamente a energia do local conta muito nestas datas. Pessoas com a alma tranquila de férias, sol ( vitamina D em abundância) , mar, paisagens paradisiacas e muita vida noturna.

Conclui que, nem é o meu  espirito natalino e festivo que está em baixa. Recusei alguns convites para passar o revellon, mas existem convites e convites. Entre passar o revellon sozinha , a passar com pessoas quase que estranhas em suas casas, ou ir a um jinjya ( templo) japones para cumprir a tradicao japonesa , eu fico com a primeira opção.

Agora, me convida para passar uma noite em Tokio na virada do ano e vê se eu não aceito? Ou me convida para um jantar em algum restaurante na cidade com pratos preparados especificamente para a ocasião , e vê se eu não aceito? Ou, me convida para uma viagem de ultima hora. Topo na hora!

Faltou espirito de festas? Não! Faltam opções mesmo!


Nenhum comentário: