quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

O meu vizinho

Ontem finalmente conheci o meu vizinho do lado.Tantas noites escutando ele roncar ,já eramos quase íntimos.Estranhamente ele já sabia até o meu nome e os meus hábitos.
Aqui no Japão não é normal chamar uma pessoa pelo primeiro nome quando não se é intimo,mas o japa já me chamava pelo meu primeiro nome como se fossemos muito íntimos.Me pediu gentilmente que eu avise as minhas amigas que não toquem a campainha mais de 10 vezes,como elas fazem sempre.Porém de uma forma muito gentil e educada,como a todos os japoneses de Hokkaido,uma região de gente mais simpática,simples e alegre.Isto vem a confirmar o quanto o sol nos faz bem ,porque lá emToquio não é assim.
No final do mês ele ,o me vizinho roncador,será demitido com mais 40 pessoas da sua seção e ele me perguntava como é viver no Brasil,se os brasileiros receberiam bem a um japonês .Claro que sim.Que raça o brasileiro não recebe bem?
Esta é verdadeiramente uma das grandes qualidades do povo brasileiro da qual me orgulho.O Brasil recebe a todos de braços abertos e faz da sua gente (e cultura) um povo miscigenado e cheio de diferenças que se harmonizam naturalmente.
Isso não existe...em lugar nenhum do mundo,só lá no Brasil...
Será que o meu vizinho japa roncador está se animando a ir conhecer as maravilhas do Brasil?
O meu vizinho roncador é muito simpático e de mente aberta(como a poucos) e com certeza ele se apaixonaria pelo Brasil.
Confesso que fico muito feliz em saber que existem pessoas de mente muito aberta e sem preconceitos raciais aqui nesta terrinha .Mas percebo que o preconceito deles (os japas) tem um outro contexto.Não é que eles se sintam superiores a nenhuma raça,eles apenas sentem um pouco de receio do desconhecido.O que é natural,afinal de contas o Japão vive isolado do mundo.
Tenho certeza de que, se eu jogar o meu vizinho japonês no meio da feira da Liberdade ele não vai querer voltar nunca mais pro Japão...:-)

Nenhum comentário: