terça-feira, 25 de maio de 2010

Medos ocultos


Precaução talvez seja a palavra certa para se viver bem e conseguir realizar todos os nossos projetos de vida sem se deixar paralizar pelo medo. Criamos e cultivamos ao longo de nossas vidas medos que nos paralizam, muitos deles tão ocultos no nosso subconsciente que nem percebemos a força que possuem essas tais emoções sobre o nosso próprio destino.
Uma amiga minha de trabalho entrou em parafuso. Três filhos pequenos, um marido meio-desempregado que nunca diz para aonde vai enquanto ela trabalha feito uma mula para dar sustento aos filhos. Coisa que penso eu, é obrigação de marido e não de esposa. O marido "deveria" ser o provedor da casa, enquanto a esposa cuida da educação dos filhos ainda pequenos. Mas no caso dela, o único provedor macho que existe no seu lar é o provedor da internet. E pra piorar mais ainda, existe a possibilidade dela estar levando uns chifres enquanto sai pra trabalhar.Fala sério!
Verdades, ou neuroses femininas à parte, ninguém em sã consciência pode-se dizer feliz com uma vida conjugal assim. Falta de dinheiro, desconfianças, excessivas responsabilidades apenas para um dos conjuges,e uma rotina diária com cuidados e obrigações com os filhos ainda em idade escolar.
Bem...se você não tem condições de dar uma vida digna à sua familia, não faça tantos filhos. A vida de hoje não é mais como antigamente onde as mulheres se enchiam de filhos e ninguém se programava pra nada. Vivia-se de alguma forma.
Quando observo a situação de muitas amigas minhas que são casadas e vivem em um verdadeiro mar de obrigações e responsabilidades com a familia, o lar e o trabalho, chego a me desesperar . Imaginem então se fosse eu vivendo tal situação de privação total , rotina e o pior...desconfiança?
É nessas horas que os meus medos ocultos começam a gritar na minha orelha desesperadamente e me dizem: - "Não vá nunca pelo mesmo caminho que as suas amigas. Não se case com pobre. Não tenha mais que 1 filho.Não engorde mais de 5 quilos. Assuma compromissos,e não responsabilidades. Não construa castelos encima de areia movediça. Não faça promessas e nem acredite em promessas eternas".
Com tudo isso que vejo, sinto e penso, percebí que frequentemente me deixo paralisar pelos meus medos ocultos.Isso não é muito bom para conduzir relacionamentos harmoniosos, e duráveis, e naturalmente o nosso nível de exigência com relação às pessoas vai aumentando e aquilo que resta são apenas desconfianças. O que fazer? Natureza capricorniana com intuição escorpiana. Só acredito naquilo que sinto.
Apesar de tantos medos ocultos e uma natureza extremamente desconfiada, ainda creio que existam nesse mundo pessoas que mereçam 100% da nossa confiança e dedicação. Construir imensos castelos é possível, só depende de quando, aonde ,como , com quem e por quanto tempo...

Nenhum comentário: