sábado, 29 de maio de 2010

O canto


Quando eu morava em São Paulo, mais precisamente na região do Butantã, logo ao amanhecer sempre se ouviam vozes de pessoas que conversavam na rua, crianças que brincavam, e o canto dos passarinhos. Como é bello acordar com o canto dos passarinhos.
Aqui na terra dos samurais a primeira coisa que se ouve ao acordar, são os corvos. Hoje mesmo acordei incomodada com um crá,crá,crá bem na minha janela.Pode existtir coisa mais romântica do que acordar com os crá,crá,crá dos corvos japoneses?
Aliás, somente hoje me dei conta de que eu nunca vi um passarinho aqui na terra dos samurais. Escutar um passarinho cantando então. Nem pensar.Por que será?
Como sempre muito curiosa e buscando saber um pouco sobre esse universo, procurei na net algumas informações sobre estas aves que para mim são as mas hostis que já tive o prazer de conviver.
Nem vou relatar o que elas fizeram comigo ha alguns meses atrás. Cheguei a postar no meu blog sobre uma súbita chuva negra que me pegou de surpresa enquanto eu ia ao trabalho.
Realmente é comprovado de que elas são aves hostis, muito diferente dos nossos passarinhos brasileiros. Os corvos se alimentam de lixo e muito ao contrário dos gatos que costumam rasgar bolsas de lixo , aqui na terra dos samurais esta função é deles, os corvos.
Segundo alguns estudos realizados por um biólogo de Washington ,os corvos tem a capacidade de reconhecer rostos .Então, muito cuidado quando você quiser dar uma "bicuda" em um corvo. Ele pode te reconhecer e depois querer se vingar de você.
Abaixo um texto que encontrei na net sobre o que essas aves andam aprontando na terra dos samurais.Ai...que saudades dos passarinhos brasileiros.

Aves causam blecautes no Japão
Administradores de cidades japonesas afirmam que o número de corvos cresceu exponencialmente desde os anos 90. Além de blecautes, ataques à população, apesar de raros, estão entre os transtornos causados pelas aves. Não existem números oficiais, mas só em Tokyo eles podem chegar a 150 mil, segundo estimativas de especialistas. Uma série de providências estão sendo tomadas.

Os pássaros espalham ninhos falsos para dificultar suas capturas. Apesar das patrulhas que ocorrem duas vezes por semana, eles vêm destruindo a infra-estrutura tecnológica do arquipélago. Empresas de Tokyo relataram 1,4 mil casos de corvos que cortaram fibras óticas aparentemente usadas para a construção de ninhos. No ano passado, um blecaute em Akita chegou a paralisar o shinkansen.


Nenhum comentário: