domingo, 13 de fevereiro de 2011

As vantagens de ser poliglota


Revista Scientific American

"Pessoas que falam uma ou mais línguas, além do seu idioma nativo, estão mais protegidas do declínio cognitivo que acompanha o envelhecimento, aponta um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Tel Aviv, Israel, publicado na revista Psychology and Aging."

Na minha opinião falar várias línguas pode até retardar o envelhecimento cerebral no futuro, mas falar várias linguas ao mesmo tempo é coisa pra tantam. Em apenas um dia , às vezes chego a falar 4 línguas. Claro que tem sempre uma que fica prejudicada, no meu caso foi o espanhol que acabei esquecendo completamente após o italiano. Algumas palavras são muito parecidas apesar das duas línguas serem gramaticalmente diferentes.O japonês então, não tem nada a ver com o latin portanto , as referências da lingua portuguesa não influenciam em nada mas também nao ajudam em nada.

Hoje por exemplo uma amiga indonesiana me ligou. Adivinha em que lingua nos comunicamos? Em japonês of course. Se já é complicado entender um japonês falando ,imagina uma indonesiana falando em japonês com uma brasileira? No meio da conversa eu já fui me despedindo dela. Não dá, o sotaque atrapalha e eu nao entendo nada. Antes de falar com ela eu havia acabado de desconectar o Skype porque estava falando em italiano com o meu futuro ex-marido ,ainda nao nos casamos mas já pensamos no divórcio.Somos precavidos. Amanhã já vou chegar no trabalho falando e lendo em japonês (leio precariamente), e de quebra tem ainda umas amigas peruanas que enrolam a lingua pra caramba pra falar.Praticamente todos os dias é assim. Vivo com a tecla SAP ligada.

Na realidade eu nao entendo nem 70% de todas as linguas que eu falo, então sou obrigada a usar a "dedução" e talvez seja isso que estimule o cerebro. Só sei que estimulos à parte, eu estou ficando meio tantam . Ando até pensando em outras línguas e quando percebo já misturei tudo.Dizem que é só no começo...depois piora. Então de onde é que esses cientistas encontram embasamento pra afirmar que falar várias línguas estimula as funções cognitivas?
Eu posso ser um caso à parte. Mas uma coisa é certa, o meu português tá uma M...

2 comentários:

Minelinha... disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, putz, nem fala viu. Aqui na terra da rainha a mesma bosnia. Televisao soh em italiano, na rua ingles, em casa portugues. Cada hora falo com um doido no skype ou msn em um idioma diferente... eu ja nem sei dizer se to deduzindo ou advinhando. Beijusss pro ce

Anônimo disse...

Ainda bem que não é só eu que me sinto assim ;)