domingo, 8 de setembro de 2013

A minha paixão adormecida - Itália



Quem me conhece sabe que a minha única paixão na vida é a Itália. Todo mundo é apaixonado por alguma coisa. Um hobby, um cão, uma pessoa, uma profissão , ou qualquer outra coisa que lhes cause encantamento. No meu caso é a Itália. A sua lingua, a sua cultura, a sua natureza , a sua história e principalmente a arquitetura de algumas vilas italianas. Eu fico completamente fascinada em terras italianas. A sensação é de um profundo enamoramento, não tem outra forma de descrever . 

O ambiente em sí , em algumas regiões italianas é tão romantizado que acabamos por nos deixar envolver por esta magia. Não tem como escapar de tamanha sedução. 

Agora eu entendo bem por que o povo italiano é tão romântico, o próprio ambiente em que se vive os leva a tal estado de espírito. E hoje também posso entender  qual era a minha verdadeira paixão. Não eram os italianos que eu conheci. Era a Itália , mas tudo veio junto no pacote. 

Ha poucas semanas eu entrei em uma comunidade do facebook chamada " I love Italy" , e todos os dias recebo um verdadeiro bombardeio de fotos das regiões mais belas da Itália. Não deu em outra! Despertou em mim a minha paixão adormecida por esta terra e suas paisagens fantásticas. 

Contemplo cada foto como se eu estivesse lá, dentro daquela foto, dentro daquela atmosfera romântica que eu bem conheço e sou tomada por vários sintomas da " paixão" . Encantamento, nostalgia, frenesi . Tudo isso mesclado a uma certa angústia de não possuir o objeto de tamanha paixão. 

Em Nápoles dizem : Vedi a Napoli e puoi muori - Veja a Nápoles e depois morra. Eu acredito que esta frase poderia muito bem abranger toda a Italia. 

" Conosci a Italia e puoi muori "

Nunca vá a Itália querendo visitar apenas os pontos mais conhecidos, como o Coliseu de Roma, a Fontana de Trevi, o Vaticano, a Torre de Pisa ou Veneza. Não dê uma de turista japones visitando apenas os pontos mais históricos e turísticamente conhecidos. A Itália não é um país que se conhece em 5 dias de pacote turístico. Perde- se  toda a magia e encantamento escondida em vilas e ilhas espalhadas por toda a Itália. 

E aqui vão apenas algumas imagens da comunidade " I love Italy" do facebook. Babem nas imagens!


     Portofino - Gênova 


Lago di Garda - o maior lago da Itália, situado ao norte . Este eu conheci. 


Cordilheira dos Dolomitas - Patrimonio da Unesco. Fica bem ao norte da Italia a Belluno. 

Castelmezzano , na província de Potenza- Basilicata. 


Belluno - Veneto 

Varenna - Lago di Como , na região da Lombardia , é o terceiro maior lago da Itália. Este também conheci. 

Nenhum comentário: