domingo, 1 de setembro de 2013

Você fala sozinho?


Desde pequena eu tenho o hábito de falar sozinha. Confesso que isso me preocupava bastante, mas um dia uma professora do meu tempo de ensino fundamental comentou em sala de aula que falar sozinho era a coisa mais normal do mundo. Ela ainda acrescentou que uma criança que fala sozinha poderia até melhorar a dicção se começasse a falar sozinha se olhando no espelho. 

Ahhhh, me animei! Comecei então a tagarelar na frente do espelho e desde então, não parei mais. 

Hoje, já em uma idade "madura" ainda tenho este hábito e não sei dizer se o fato de morar sozinha piorou este quadro que era até então a coisa mais normal na minha tenra infância . Ultimamente , não só falo sozinha como tenho altos diálogos comigo mesma e ainda rio de mim mesma. 

Isto me fez lembrar de um certo senhor feudal que se referia a ele mesmo como se fossem três pessoas distintas e ainda brigava , às vezes com um,  às vezes com outro. Mas será que ele era mesmo meio "doido" ? Alguns de seus amigos mais íntimos se referiam a ele como um tipo hiper-ativo , e um pouco raro. Será que ele era mesmo doido e eu não percebi?

Mas afinal, qual é o limite da loucura em pessoas normais? 

Fiquei tão intrigada que fui pesquisar sobre " falar sozinho" na internet e encontrei várias explicaçoēs sobre este tipo de comportamento ou mania considerado normal em crianças que falam com amiguinhos imaginários ou adultos que costumam verbalizar algo que estão pensando em voz alta , mas não encontrei nada que explicasse ou classificasse como " normal" , um adulto que discute consigo mesmo com uma certa frequência. Será normal? Fiquei preocupada. 

Para dizer a verdade, independente do que alguns psicólogos entendam por normalidade ou o que a grande maioria das pessoas " normais" pensam, eu creio que não ter um comportamento ou linha de pensamento convencional, não faz de ninguém um louco que precise de tratamento . 

Para mim, pessoas que falam sozinhas são pessoas extremamente ativas mentalmente e de certa forma ansiosas. Caberia aqui um certo cuidado em controlar a ansiedade e nada mais. 

Loucura para mim, é viver uma vida inteira se escondendo de si mesmo!





Nenhum comentário: