quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Dai-me paciência , o retorno de Jedai


                  - Ahhh, bocê  é porutoguesa do Burajiru?


Conviver com pessoas de uma cultura totalmente diferente á nossa não é nada fácil. Todo o santo dia tem alguma coisa que nos faz lembrar que não pertencemos a tal cultura ou país. 

Na realidade eu nem sei mais a que cultura ou a que país eu pertenço. Eu acho que não sou mais de lugar nenhum, ou aquilo que chamam de cidadão do mundo, vulgo cigano. 

Eu confesso que tenho o pavil curto e tem certas coisas que me recuso a ouvir por que nem é questão cultural , é pura ignorância. 

Tenho uma amiga japonesa que é muito gentil comigo, me ajuda muito e parece que apesar das nossas diferenças culturais e na forma de agir e pensar , ela adora a minha companhia. Tanto é verdade que ela mais se parece com uma irmã mais velha que cuida da irmã menor. No caso, eu. 

Sou muito grata por poder ter relacionamentos assim mesmo estando do outro lado do mundo e interagindo com pessoas de uma cultura e mentalidade extremamente estreita como o são os japoneses nativos, mas ao mesmo tempo ás vezes me falta paciência . Ultimamente não tenho mais conseguido disfarçar o olhar de indignação quando ouço algum absurdo. 

Estavamos assisitindo a um programa da tv japonesa , eu e a minha amiga japa. Uma reportagem sobre uma maē servia que aprisionava os seus filhos em casa. E eu comentei com a minha amiga: - Como será que são os sérvios , não?

- Devem ser como os brasileiros. A Sérvia não fica perto do Brasil? Indagou a minha amiga japa. 

Minha reação foi imediata. O sangue ferveu! 

Não consegui disfarçar a minha cara de indignação. Tá certo que eu também não sabia a localização exata da Sérvia ,  não sou nenhum mapa geográfico ambulante ,  mas quem não sabe que a Sérvia fica  no Continente Europeu? Quem????.

Como a minha amiga é muito boa para com a minha pessoa, eu decidi  ignorar o ocorrido e fazer de conta de que eu não ouvi isso da boca dela. Afinal de contas , ela é apenas uma senhora japonesa que vive no interior do Japão, casada , que leva uma vidinha simples e nunca saiu do Japão. 

Imperdoável mesmo foi o que eu ouvi  de um outro colega japones que é formado , jovem e viajado, (só na Ásia) portanto, espera-se que ele entenda um pouco de geografia. 

- A sua língua madre é o português ou o espanhol? 
- Português. Respondi. 
- Então você nasceu em Portugal?
- ...




Nenhum comentário: