sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Arrogância ou falta de paciência?


Sei que às vezes posso parecer arrogante com algumas amigas , tanto japonesas , quanto peruanas, filipinas , brasileiras , ou seja lá de que raça for, mas tem dias que não suporto certas conversinhas. É gastar saliva e tempo à tôa. Por isso, procuro estar em casa nos meus dias de folga fazendo aquilo que mais gosto: Escrevendo, lendo e estudando alguma coisa, que seja a Astrologia ou uma nova língua. 

Tá sem assunto? Vai assistir televisão, vai lavar a louça que ficou na pia desde a hora do almoço e não  me faça perguntinhas ou comentários repetitivos . 

Os japoneses na sua grande maioria tem o hábito de fazer comentários com relação ao tempo, do tipo : - Hoje parece que vai chover. Por pura falta de assunto, ou uma forma ,na cultura deles , de iniciar alguma conversação , que por muitas vezes nem tem prosseguimento porque a falta de intimidade não os permite seguir em frente. Tem dias que esta mania de japonês enche o saco!

Mais espontaneidade e menos convenções, por favor!

Claro que não são todos, não gosto de estar generalizando, mas uma boa parte das minhas amigas japonesas só me perguntam do tempo e do trabalho. Como se o meu estado de espírito ou os meus interesses pessoais não importassem. Isso me irrita!

Nunca pensei que fosse encontrar tantas barreiras na comunicação e tantas diferenças culturais pelo fato de eu ser filha de japonês, mas pelo jeito , até o meu pai deveria estar de saco cheio dessas "coisinhas" de japonês. Jà que ele mesmo preferiu viver e morrer no Brasil do que voltar a viver na sua  terra Natal. 

Agora, cabe a mim o meu " karma" familiar...

Calma, muita calma nesta hora. É apenas uma indisposição cultural. 




Nenhum comentário: