Um Ninja estrangeiro jamais será como um Ninja japonês
Não sei se são os meus aspectos em Marte, mas ultimamente ando sem muita paciência para compreender questões relacionadas a diferenças culturais.
Por mais que eu me esforçe aqui na terrinha dos comedores de miojo lamen, tem horas que as diferenças são tantas que chega a irritar.
Ontem, tentei explicar para duas amigas japas o que é a Astrologia , um assunto que me interessa muito e que adoro estudar. Tenho planos futuros de fazer um curso on-line ou estudar em São Paulo, portanto, é um assunto que para mim é sério e faz parte da minha realidade.
Agora, vai explicar para um japonês provinciano o que é a Astrologia. Pior do que não concordar com um certo assunto é ter total desconhecimento do assunto e ainda ironizar como se fosse uma "coisa" absurda. Ahhh, aí não tem jeito, o sangue ferve!
No mesmo momento, uma outra amiga japa me pergunta sobre um post no facebook de Adão e Eva, que ironizava o Brasil como o Paraíso na terra. Meu Deus! como è que eu vou explicar para esse povo quem são Adão e Eva e o sentido irônico do post em poucas palavras?
Na realidade o que me causa mais irritação creio que não seja tanto a ignorância de alguns japoneses com relação a cultura de outros países, mas a minha real dificuldade de me expressar bem em japonês e a falta total de interesse dos japoneses de pesquisar sobre o assunto no Google, por exemplo.
Como eu posto sempre no facebook alguns dizeres em português, outros em espanhol e outros em italiano, fica dificil para eles, os japoneses, conseguirem identificar a lingua que estou escrevendo. Já que para eles tudo se parece muito com o inglês.
Bem, nem todos os japoneses são tapados assim, aqueles de Toquio são mais antenados em função até do grande numero de negócios e transações econômicas que giram na capital japonesa, mas no geral o povo provinciano japonês é assim mesmo.
Nestas horas que estou sem muita paciência de explicar, explicar , explicar e perceber que não estão entendendo nada eu mudo de assunto e me retiro de cena . Me irrita profundamente. Deve ser a minha Lua Escorpiana em conjunção com algum planeta nervoso, tipo Marte.
Graças a Deus eu ainda tenho alguns amigos aqui que compreendem a minha falta de paciência com certas mentalidades locais . Hoje, eu e um amigo italiano que vive aqui começamos a desafogar a nossa falta de paciência com a mentalidade japonesa , tudo em italiano. E olha que o meu italiano não é lá essas coisas, mas nada como falar com alguém que nos compreende além dos limites de uma lingua estrangeira.
É nestas horas que eu compreendo que nenhuma lingua estrangeira é uma barreira, contanto que ,a mentalidade seja no mínimo parecida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário