quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Longe de casa

'

Nestes meus mais de 10 anos longe do Brasil  acabei redescobrindo  a minha vida. Para  dizer a verdade, eu acredito até que me reinventei. 

Aprendí tanto sobre a vida e as suas mil maneiras de vive-la ,  que às vezes penso que tudo isso nem cabe mais dentro de mim. Desde pequenos novos hábitos ao conhecimento de novas culturas e novas línguas. 

O melhor de tanta descoberta é que aprendí a respeitar cada cultura, cada forma de pensar . É incrível como a experiência de viver fora de nossa área de confôrto ( no nosso país) nos abre imensamente a mente para outras " verdades". 

Aprendi que podemos ser felizes em qualquer parte do mundo quando aprendemos a arte do desapêgo. Para muitos que ainda não sairam da sua zona de confôrto , tal desapêgo pode até parecer egocentrismo , mas na realidade é uma experiência única que só tem a acrescentar em nossas vidas. Só quem viveu ou vive fora de seu país e teve por muitas que se reinventar para sobreviver é quem sabe do que estou falando. 

Eu me reinventei , uma, duas, três vezes , e se for necessário vou me reinventar mais vezes. Quem vive fora de seu país, inserido em uma outra cultura não deve jamais querer manter o " velho". Ele não funciona em terras estrangeiras. E pior, quando voltamos ao nosso país de origem, aquilo que era certo já não é mais. Quer dizer, o velho já  não serve  mais nem para o nosso retorno. 

Quem nos conheceu antes de tal experiência já não nos reconhece mais . Quem  nos conhece hoje , não consegue nunca nos definir .

Descobri nestes anos de vida " viajante" por terras estrangeiras que a solidão faz parte de um grande aprendizado necessário para o nosso autoconhecimemto. 

Descobri quem sou realmente, minhas virtudes e invirtudes. Aprendi muitas  coisas   que jamais pensei em  apreciar um dia.

 Muitas pessoas passaram pela minha vida . Aprendi um pouco de tudo que sou "hoje" com elas. Servi de ponte para algumas, outras foram verdadeiras pontes para novas vivências. 

Afinal , somos feitos de experiências de tudo aquilo que vivemos, de um pouquinho de cada pessoa que passou por nossas vidas e dos lugares que estivemos. 

Dez anos de vivência pura , de intensidade, de loucuras , de serenidade, de paz, de dificuldades , de alegrias, de paixões,  de abandonos, de despedidas e chegadas. 

Às vezes me pergunto: Valeu a pena? 

Valeu, cada   momento, apesar de todos os pesares. Talvez  hoje , eu já não saiba mais viver com as  mesmas certezas de antes... 



Um comentário:

Minelinha... disse...

Vixi! bem por ai mesmo! Concordo com vc, belissimo texto!!! Beijossss