domingo, 27 de novembro de 2016

Como ser interessante




Certa vez , perguntei ao meu irmão como ele estava. E ele me respondeu que estava tudo bem e sem muitas novidades. Detalhe: Fazia mais de um ano que não nos falavamos , em função da distância e da falta de tempo.

Como uma pessoa pode não ter assunto após um ano distantes? 

Tive que tomar as rédeas da conversa e seguir perguntando sobre seu trabalho, sua esposa, seus cachorros , seus projetos de vida e etc, para que o assunto não morresse. Do lado de lá, nenhuma pergunta, além das respostas serem breves e previsíveis. 

Duas, três , tentativas à mais , e nunca mais me interessei por saber de sua vida. Também uma outra pessoa de minha famîlia tem o habito de apenas responder e esperar ser questionada sobre algum assunto , nunca partiu dela uma pergunta do tipo : Você está bem ?

Perguntar sobre o outro demonstra interesse. Os diálogos são feitos de perguntas, respostas e argumentações sobre o assunto em questão. Pessoas sem esta capacidade demonstram ser seres egoîstas, desinteressadas e desinteressantes , mesmo que esta não seja a sua intenção. 

Mesmo que estejamos vivendo uma fase da vida pouco glamourosa, sem grandes projetos e sem muita atividade social ( uma vida sem graça) . Saber falar sobre sí e o seu estado de ânimo pode ser o começo de uma boa conversa , que pode até surpreender o seu interlocutor, mesmo que a sua vida mundana esteja estagnada. Não vá encher o seu interlocutor de lamentações. Isto cansa qualquer um. Tenha bom senso para conduzir uma conversa interessante. 

Muitas pessoas tem esta dificuldade em "conduzir" conversações que para muitos pode soar como egocentrismo. A pessoa só enxerga o seu póprio umbigo e as proprias limitações do seu dia à dia. Ao mesmo tempo pode ser apenas uma dificuldade em se expressar . Existem as duas situações e as duas são muito chatas. 

Se o seu problema é apenas uma dificuldade de se expressar em palavras , leia mais. Aprenda a colocar força e expressão em suas palavras , solte a a emotividade . Não tenha medo de  se expressar e desligue o botãozinjo da auto-crítica. Seja você mesmo, seja original. 

Agora, se você é um egoísta e só enxerga a sí mesmo e não possui a capacidade de enxergar o outro , com certeza seus diálogos são verdadeiros monólogos , onde apenas um fala e o outro ouve. No final, ninguém se entende . Melhor falar sozinho olhando para um espelho. 

Nestas duas situações , apesar de serem condições diferentes, o assunto se torna muito chato para o seu interlocutor. Você se torna uma pessoa muito chata e desinteressante. Pior ainda é passar a impressão de descaso com esta atitude. 

Quer ser ouvido, saiba ouvir. Quer ser interessante , saiba argumentar . Não quer falar, seja educado. 

Em todas as situações , è preciso ter em mente que cada situação pede uma postura . E esta capacidade de entender cada situação tem muita relação com o bom senso e a inteligência emocional. 

Está sem assunto? Comente sobre o ùltimo livro que leu, comente sobre a beleza dos raios de sol adentrando pela sua janela. Está chovendo? Não faz mal, comente sobre o barulho da chuva que te convida a ir dormir. 

Aprenda a vislumbrar o mundo sob vários ângulos , e mesmo que sua vidinha de todo dia seja sem graça, a sua visão e compreensão sobre a vida será sempre muito interessante. 

Para ser uma pessoa interessante é preciso ter visão e interesses variados( curiosidades ) , e o principal : interessar-se pelo outro. Ao menos por educação. 


Nenhum comentário: