terça-feira, 22 de novembro de 2016

Mundo virtual




O quê você faria se desse um apagão na internet , e  ficasse muitos meses sem a comunicação virtual?
Já parou para pensar como seria a sua "nova" rotina?

Já fiquei por mais de 10 dias sem internet em função de mudanças residenciais. Confesso que a solidão e a ansiedade me consumiram totalmente. É nestas horas que percebemos o quanto estamos sozinhos, e o quanto somos dependentes e até viciados em checar mensagens. 

O mundo mudou após a explosão da internet, e muito. A internet veio para falir a industria impressa. Eu nunca mais comprei jornais e revistas, por exemplo. 

Havia um tempo , aqui em terras nipônicas , que as lojas de departamentos faziam verdadeiros saldões de CDs encalhados, do tipo , musicas clássicas , ou musicas que marcaram uma década. Pois é, nunca mais vi estes saldões nas lojas. Eu tambèm me desfiz de walk mans para CDs e outros trambolhos . Hoje possuo apenas algumas musicas no meu net book e um MP3 . 

Cartões telefônicos para chamadas internacionais? Estes tiveram vida curta , depois que inventaram o messenger, o Skype , e o whatsapp . Confesso que tive um "up" nas minhas economias quando deixei de gastar com livros, revistas, jornais , CDs, e chamadas internacionais.

Filmes ? Nunca mais aluguei filmes . Existem locadoras de filmes ainda?

Quanta mudança , não é verdade?

A internet sem duvida alguma trouxe muita praticidade para as nossas vidas. Trouxe muita informação e a liberdade de navegar por onde quisermos  . Nos livrou do monopólio da Rede Globo e da falta de criatividade da Tv aberta. Hoje não sofro nenhuma influência ( direta ou indireta) de modismos lançados em novelas e nem tão pouco de notícias anunciadas por um determinado canal de tv. 

Muitos habitos se modificaram com a chegada da internet , e como tudo na vida , com os seus prós e seus contras. 

Não tenho mais o habito de telefonar para ninguèm, apenas checo mensagens e me comunico por escrito atravès do messenger ( não tenho whatsapp) . Não tenho mais curiosidade em saber por onde andam os amigos . Eles postam  a cada minuto no facebook , fotos de onde estão , e até o trajeto que estão fazendo. Perdi um pouco a curiosidade e a saudade de rever e saber sobre amigos distantes. Aquela sede de novidades pelo fato de estarmos fisicamente distantes " se fué" . 

E as novas amizades? 

Estas ficaram bem prejudicadas . O senso crítico aumentou , e jogar conversa fora com alguém que sabe menos do que o "Google" se tornou uma chatisse. 

Tá com dor nas costas? Precisa de uma ajuda para ir a algum lugar? Quer saber onde , quando e como acontecem as melhores baladas noturnas? Receita de um prato específico? Calos nos pés? Queda de cabelo? Problemas hormonais? Viagens ? Como curar colica de bebês? Variações do dolar? Notícias frescas e atuais sobre o que ocorre no mundo?

Pergunta pro Google.

Qual amigo ou amiga sua è tão bem informado quanto o "Google"? Não dá para comparar. Ao mesmo tempo é preciso saber  manter aqueles velhos amigos ou parentes que nem são tão antenados assim. Os assuntos são chatinhos, mas os contatos são necessários. Praticamos a paciência. 

Com todas estas mudanças de hábitos , percebo que a minha necessidade de estar com "gente " ao vivo diminuiu um grau. Ou perdi a paciência ( precisando praticar) ,  ou fiquei mais seletiva. Sei lá! Não que eu não queira fazer novas amizades e aprender com elas. Na verdade sinto falta de gente que me ensine algo novo. 

Não sei mensurar se isto é bom ou ruim. Por um lado me vejo mais auto-suficiente, podendo me virar nos 30 em qualquer situação de uma forma mais desapegada , ao mesmo tempo me vejo mais anti-social , refutando as interações mais superficiais. Aquelas que não acrescentam nada, nem conhecimento e nem emoções verdadeiras. Tambèm ando refutando os "mimimis". Cada um que se resolva à sua maneira. 

Dentro de todo este quadro, sinceramente não sei dizer se me posiciono de forma adequada , ou se esta é uma época de grandes viradas para a humanidade como um todo. Prefiro acreditar que o mundo está  passando por uma fase de transição , e que amanhã seremos seres mais sábios, mais conscientes e desapegados de valores antigos e obsoletos que já não servem mais. 



Nenhum comentário: