domingo, 27 de novembro de 2016

A minha TPM de todos os meses




Todos os  meses  se repetem as mesmas sensações , em geral um dia antes da chegada do "Chicão". A barriga fica inchada, como se fosse um balão e tudo , absolutamente tudo me irrita. Meu humor se altera de um dia ao outro e não tenho vontade de falar com ninguém. Se eu falar, eu brigo.

O mais curioso que tenho observado são os pensamentos extremamente negativos que vem junto com a TPM. 

Nos ultimos dia a tv e os meios de comunicação tem anunciado muito sobre o ultimo terremoto ocorrido outra vez na mesma região onde ocorreu aquele grande desastre seguido de um tsunami. Não me importo mais com os noticiários e nem me desespero com os pequenos e frequentes abalos . Já me acostumei. Mas ontem me vieram em mente pensamentos meio macabros sobre a morte. Pensei na possibilidade de morrer se houvesse um proximo terremoto , e o pior, achei uma boa idéia. 

Nestes periodos de TPM parece que tudo aquilo que realizamos na vida com grande empenho , que seja fisico, emocional ou intelectual, vem a tona. Toda aquela  força e determinação necessária para vencer desafios na vida se desmorona sobre nós como se fosse uma avalanche. 

É nestas horas que percebemos "aonde" realmente aperta o nosso calo , e mesmo assim seguimos nos superando. 

Trabalhar por 12 horas direto , em pé , e com apenas uma hora de intervalo ( não remunerado)  requer muito esforço fisico e determinação. São 12 horas  de auto-flagelo.  As pernas  doem, as costas se ressentem, os pés queimam. Todo o seu corpo pede para parar , mas  você não para. Não pode parar , por míseros 100 dolares por dia. Você tem uma meta e deve cumpri-la. 

Em dias "normais" , tamanho esforço fîsico é até suportável . Aqui entra o meu caráter explicitamente Capricorniano , a determinação . Doa a quem  doer, ou doa aonde doer. Vou até o fim. 

Apesar desta minha determinação Capricorniana que vence terremotos, tufões, solidão, dores pelo corpo e todo tipo de privações, na TPM  as condições são bem outras. Quero morrer, ou quero matar.

A irritabilidade é tanta que não consigo nem olhar para os meus colegas de trabalho e desejar um "Bom dia" , como o faço todos os dias . Quero mais é que eles se F...

A vontade é de me enfiar em algum buraco e lá ficar quieta com os meus pensamentos pra lá de negativos . Nestes periodos a minha aura deve ficar cinza, sem dúvida alguma. 

Graças a Deus, como em um passe de mágica , chegando as regras , a irritabilidade vai diminuindo e os pensamentos destrutivos também. Fica apenas o mal estar fisico que representa pouco se comparado ao mal estar psicológico. 

Ainda não se comprovou cientificamente quais as verdadeiras origens da diversidade de efeitos que causam a TPM em cada pessoa. Sabe-se que são efeitos de alterações hormonais do periodo. Talvez haja uma ligação com a capacidade que cada pessoa tem de produzir seratonina  e endorfina mesmo estando neste periodo e a sensibilidade de cada uma. Algumas pessoas choram , outras se irritam . 

No meu caso, me irrito tanto que quero morrer. Simplesmente não suporto ninguém e nem a mim mesma. Não derramo uma lágrima de crocodilo e os pensamentos são em geral de uma qualidade péssima e por vezes empiedosos. 

Sabendo destas minhas flutuações mensais, sempre que sei que o dia se aproxima , eu procuro me isolar, assim não assassino ninguém , nem brigo com o chefe, nem peço demissão, e não chuto o pau da barraca em nenhuma outra situação. Já mudei inúmeras  vezes os rumos da minha vida em tais dias. Só falta matar alguém, esquartejar , enfiar numa mala e jogar os restos pela cidade. Assim, tipo Elize Matsunaga  . Lembram dela , a enfermeira que matou o marido e o esquartejou? Ela deveria estar em um dia daqueles. 

Nem o yoga tem me ajudado muito nestes periodos. Obviamente que ainda não incorporei o yoga no meu dia à dia, e a minha atitude mental ainda é de um não-yogue. 

Ainda não consegui vencer as minhas alterações hormonais. 

Enquanto vai se aprendendo. Tudo na vida se aprende quando estamos dispostos. A solução  para tais dias tem sido ainda  o silêncio e o isolamento. 




Nenhum comentário: