sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Speaking alone



Desde pequena tenho o hábito de falar sozinha, ou melhor dizer, resmungar sozinha. Todo bom Capricorniano rumina . Por um tempo achei que eu era anormal por ter esta mania de falar sozinha. 

Um belo dia , na aula de Ciências , ainda no primeiro ano do ginásio, surgiu um assunto sobre alguém que falava sozinho. Todos começaram a rir , então a professora de Ciências se levantou e disse: - Não há problema algum em falar sozinho, é até muito benéfico para a dicção. Depois desse dia eu me convenci de que falar sozinha era uma coisa normal . Desatei a tagarelar sozinha , sem culpas, mas sempre quando estava sozinha em casa no meu quarto, nunca na frente de outras pessoas...of course.

O tempo passou, continuei com este hábito de falar sozinha mesmo depois de adulta, mas de forma moderada. Normalmente começava a resmungar sozinha quando ocorria algo que me desagradava. 

Quando recém cheguei em terras nipônicas vi muitos loucos falando e rindo sozinhos pelas ruas, sem nem se importarem se estavam sendo vistos por alguém ou não. Sim, eu uma ruminadora inveterada os julguei como "loucos" . 

O tempo foi passando, e esta vida solitária em terras estrangeiras acaba mexendo com a gente. Tenho sempre o habito de rezar enquanto saio de bicicleta para o trabalho. Se eu não faço a minha oracãozinha antes do trabalho parece que falta algo. Porém, na volta eu não costumo rezar. Pior, começo a falar e a rir sozinha. 

Então , me lembrei daqueles japas que eu julguei como loucos que falavam e riam sozinhos pelas ruas . Mas será que eu estou ficando louca também? 

Talvez eu esteja em um nivel menor de "loucura" , nivel 1 ? Eu ainda me importo se alguém está me observando. Finjo que estou tossindo, cantando , sei lá, ou falando ao celular com fones de ouvido, sem fones. 

É nestas horas que eu percebo o quanto a minha mente não para. Melhorei muito depois que comecei a escrever . Acredito que cerca de 50% das coisas que eu costumava falar ( tagarelar) já não falo mais. Não sinto mais aquela  necessidade de ser ouvida ou compreendida tão frenéticamente como antes. Hoje penso, pondero e filtro minhas palavras. Isto não quer dizer que deixei de pensar. Se assim o fosse, eu não estaria falando sozinha enquanto pedalo a bicicleta , não é mesmo?Além do mais , percebi que a frequência é maior quando estou pedalando.

Li em um site que falar sozinho é sinal de genialidade, mas falar alto enquanto se caminha sozinho na rua pode ser sinal de alguma patologia. Ainda não cheguei neste nivel de falar alto enquanto caminho sozinha na rua, então prefiro pensar que me encaixo na primeira opção. 

"Escrevo para não falar sozinho " - Cazuza. 


Nenhum comentário: