quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Friozinho chegando


           Monte Fuji- san - Shizuoka-ken - Japan - Patrimônio mundial da Unesco


Cerca de 8 graus, o Outono japonês está no seu auge. Friozinho pela manhã , calor fresco durante o dia e aquele ventinho gelado no final da tarde. As estações do ano japonês são muito bem definidas , na virada do dia 20 de Setembro para o dia 21 , já sentimos uma lufada de vento fresco que anuncia a chegada do Outono. Para nós brasileiros o Outono japonês mais se assemelha ao nosso Inverno , e muita gente desavisada nem percebe que  estamos em pleno Outono e que o Inverno está ainda por chegar. 

Assim como as estações do ano se modificam, minhas percepções e o meu ânimo também as acompanham. Apesar de achar o Inverno japonês "chique" , assim como o europeu, onde as pessoas sacam de seus armários as suas vestes mais elegantes de inverno, com suas toucas, echarpes , chapéis de todos os estilos , casacos e coats .  Existe uma diferença visual entre o inverno japonês e o europeu. 

O inverno japonês ( em algumas regiões) é mais curto em relação ao inverno de algumas regiões européias. Aquilo que se nota nitidamente também , é a elegância dos europeus nesta estação. Já os japoneses não tem esta fama , a elegância dos japoneses está apenas em suas vestes invernais ( mais precisamente em Toquio) e não no estilo de ser e viver as estações mais frias do ano com elegância. A elegância não é uma marca japonesa, salvo algumas exceções , de gente endinheirada com suas bolsas de grife desfilando  pelas cidades grandes. Japonesas adoram bolsas de grife. 

Quanto aos ânimos japoneses durante as estações mais frias do ano, talvez nem sejam muito diferente dos meus . Eu costumo dizer que quando o inverno vai chegando , o meu coração vai ficando pequeno, se encolhendo para se proteger do frio, e a hora mais aconchegante do dia se resume em estar debaixo das cobertas. Se eu pudesse , hibernaria o inverno todo para apenas despertar na Primavera , junto com as flores de Sakura.

Frio no calcanhar, nas pontas dos dedos e na ponta do nariz. Mesmo estando em casa com o aquecimento (ar condicionado) ligado , não dá para estar de chinelos ,sem meias dentro de casa. Alguns apartamentos japoneses são muito antigos ( no caso o meu) , e parecem ter frestas por onde os ventos invernais passam , congelando paredes , piso e armários. O sistema de aquecimento das casas japonesas não é como o europeu . Aqui se usa o ar condicionado , os aquecedores a querosene ( cheiro horrivel) ou os aquecedores elétricos. O calor fica sempre concentrado em apenas uma parte da casa . Enquanto o quarto está quente , a cozinha está gelada . Não percebi tamanha diferença de temperatura em casas européias , por mais que elas fossem grandes e com piso frio. Em compensação , dentro dos trens é aquele calor abafado e exagerado que quase não se respira.

A vantagem do inverno japonês, pelo menos na região onde eu vivo , é que chegando o inverno o céu se mantem limpo, azul e ensolarado. Menos mal, assim eu me animo a sair da toca e apreciar o espetáculo do por do sol japonês. 

Hoje o céu amanheceu nublado. Abro a janela e sinto aquela corrente de ar gelada , nem dá vontade de sair , mas a vida segue e apesar dos animos em baixa é preciso sair às compras de supermercado.  Se o vento contra me permitir  e não começar a chover , quero ver se encontro um par de botas bem confortáveis para enfrentar o inverno que se aproxima já na proxima semana. 

Ânimos encolhidos com o prenúncio do Inverno . Provavelmente o meu Sol deve estar se aspectando com alguma casa pra lá de introspectiva ( casa 12) , e se somos realmente parte deste macrocosmos , nada mais natural do que invernar um pouco a alma. 


Nenhum comentário: