quinta-feira, 16 de março de 2017

Abraços



Na cultura japonesa os abraços são limitados a pessoas muito intimas, e olhe lá. Beijinhos no rosto então, nem existe . Para os mais antigos é algo vergonhoso, para os mais jovens creio que seja apenas timidez. Hoje em dia é até normal ver casais jovens de namorados andando de mãos dadas pelas ruas.

Ao contrário da cultura japonesa a nossa cultura brasileira já é mais expressiva , muitos beijinhos no rosto e abraços apertados. Tá aí uma coisa que me faz muita falta por aqui em terras nipônicas, os abraços.

Certa vez, uma amiga japonesa foi me buscar na estação de trem após anos sem nos encontrarmos , fui dar um abraço nela e fiquei no vácuo. O pior é que somos amigas bem intimas e sei do apreço que ela tem por mim, mas abraço é algo inexistente na nossa relaçao de amizade. A única pessoa que eu abraço e cumprimento com beijinhos aqui no Japão é um amigo italiano , nem os brasileiros que vivem aqui tem este habito. E como este hábito faz falta.

O ser humano precisa desta proximidade, deste calor, desta troca de energias . Como os japoneses podem se privar disto? nem quando estive na Suiça envolvida com alguns conhecidos alemães as saudações não  eram tão frias, rolava muito abraço e até beijinhos afetuosos no rosto.

Aproveitei a minha curta estada em terras tupiniquins para abraçar o mundo e dar muitos beijinhos no rosto hahaha...
Primos, tios , tias e amigos que não via há tempos. Abraçei o mundo, e como isto me fez bem.

Abraços magros , abraços gordos , abraços apertados com direito a beijinhos afetuosos no rosto, abraços rápidos, abraços demorados, abraços musculosos, abraços moles , teve de tudo um pouco. Creio que repus a cota de abraços que estava defasada há meses. Não escaparam nem as poodles da minha tia, abraçei , apertei e beijei. Fui retribuida com muitas lambidas.

Vivendo dentro da cultura japonesa até mesmo nós brasileiros acabamos por não nos cumprimentarmos mais de forma muito efusiva na frente dos japoneses para não provocar constrangimento, mas tenho algumas amigas japas que aprenderam a abraçar e dar beijinhos no rosto. Muito legal quando os japas interagem conosco à moda brasileira. Mas , já vou esclarecendo que é algo muito raro.

Esta aí uma das coisas que sinto muita falta estando aqui em terras nipônicas, o calor humano. Neste quesito , nós brasileiros somos um povo privilegiado.

Retornar ao Brasil e poder abraçar as pessoas não tem preço. Parece bobagem, mas para quem vive dentro de uma cultura tão distinta e tão contida como a japonesa, poder interagir com as pessoas de forma mais calorosa faz muita falta. Muito mais do que o pastelzinho de feira ...




Nenhum comentário: