quinta-feira, 16 de março de 2017

O retorno


Mais de 30 horas de voo e finalmente retornei a terrinha do Sol Nascente. Decididamente é uma viagem bem longa e cansativa. Cerca de 11 horas de São `Paulo para Roma , na Italia, Cerca de 5 horas de voo de Roma para Abu Dabi , nos Emirados Árabes , e mais umas 16 horas de voo de Abu Dabi para Narita , no Japão. De Narita para Hamamatsu levei mais umas 4 horas de trem bala. Claro que eu errei o trem de novo e acabei me atrapalhando , mas deu para pegar o trem bala no horário e chegar ao anoitecer.
O tempo aqui na terrinha do sol Nascente já está bem ameno , é a Primavera chegando. O meu apartamento estava do jeitinho que deixei, só o cheiro de mofo denunciava o tempo que o apartamento ficou fechado. Pouco  mais de 20 dias.

A sensação do retorno foi estranhissima desta vez. Não sei descrever. Parece que eu nem fui a lugar algum, talvez pelo tempo que foi muito curto desta vez, ou por uma estranha sensação de não estar retornando para casa, Aliás, para onde eu estou retornando ?

Talvez esta seja a pergunta que todas as pessoas se fazem quando vivem de um lado ao outro, sem fixar raizes em lugar algum.

Apesar da viagem ter sido extremamente longa e cansativa , é justamente nestas horas que tenho a certeza de que o mundo é do tamanho da capacidade de cada um de enfrentar distâncias e desafios. A cada viagem, ou a cada retorno, seja lá para onde for, a distância não representa mais um obstáculo.

Desafios? estes sempre existirão , não importa onde se esteja.




Nenhum comentário: