sexta-feira, 17 de março de 2017

Sinceridade , virtude ou defeito?




Estava fazendo algumas buscas na internet sobre os cuidados que devemos ter com implantes dentários e acabei encontrando um blog de uma dentista com uma linguagem bem atípica aos blogs e videos que já consultei  sobre o assunto. Ela era muito sincera, quase irônica ao expor a sua opinião sobre pessoas "teimosas" que desconhecem  o processo fisico e odontologico de  certos procedimentos e costumam julgar a eficiência profissional de seu dentista sem  ter nenhum conhecimento do assunto.

Gostei da sinceridade da dentista, e para dizer a verdade, li o conteúdo inteiro justamente por ter notado tamanha sinceridade em um blog público com   uma linguagem fácil de se  entender . Porém , na pagina de comentários da dentista pude notar um número grande de comentários críticos . As criticas não eram sobre o assunto em questão : procedimentos odontológicos. Eram sobre a sua sinceridade em mostrar uma realidade que acontece em vários consultórios odontológicos. Algumas criticas eram até bem agressivas e pessoais.

Então , eu me pergunto: Sinceridade é virtude ou defeito?

Eu particularmente tive algumas experiências do gênero no meu blog por expor aquilo que eu pensava . Recebi críticas pessoais quanto a minha moral e caráter de pessoas anônimas que nunca me viram na vida e já se sentiam no direito de me julgar por minha forma exageradamente sincera de me expressar.

Aquilo que incomodava aos criticos de plantão não era a minha opinião em questão, que pode muito bem ser contestada por qualquer um. Afinal , cada um tem o direito de opinar sobre qualquer assunto à partir do próprio conceito , experiência ou até ignorância . O que incomodava a algumas pessoas era a minha sinceridade , a minha forma direta de me expressar sem fazer rodeios. Na vida real ocorre o mesmo, algumas pessoas  se ofendem e se incomodam com a minha sinceridade. Assim como muitas me admiram por ser verdadeira e pouco teatral. Não dá para agradar a todos , né!

A sinceridade na minha opinião , e experiência , é uma via de mão dupla. Ela tanto esclarece como enfurece as pessoas. Até rimou.

Eu pessoalmente , prefiro a sinceridade sempre, mesmo que às vezes possa doer ou incomodar. Pessoas com o sexto sentido aguçado (meu caso) , costumam pressentir ambientes e situações . Então, nem adianta esconder a realidade e nem florear demais as palavras porque vai soar falso mesmo. E na minha opinião , soar falso é muito mais desagradável do que ser sincero.

"Para criar inimigos não é necessário declarar guerra, basta dizer o que pensa". - Martin Luther King.



Nenhum comentário: