sexta-feira, 17 de março de 2017

Nunca viaje desprevenido



Viajar e conhecer novas culturas é uma delícia , não é mesmo? Mas se você não quer passar por problemas e constrangimentos durante a viagem, esteja no minimo preparado para passar pela imigração dos aeroportos.

Antes de sua primeira viagem sozinho por terras de linguas incompreensíveis, seja lá por qual motivo, compre um dicionário de inglês , daqueles pequenos. Ele com certeza te salvará de algumas situações bem chatinhas  em sua viagem . Pesquise na internet os documentos , formulários a preencher na imigração e a quantidade de dinheiro necessária para comprovar que é capaz de se manter no país durante a sua estada.

Eu ja estou bemcalejada   , mas mesmo assim ja passei por alguns apertos na imigração japonesa ao esquecer de guardar comigo o meu novo endereço em terras nipônicas. Fiquei retida por uma meia hora até um agente ir verificar o endereço que estava na minha bagagem despachada. Agora, imagine se eu não soubesse falar nem japonês e nem inglês?

Em quase todas as minhas viagens de retorno ao Japão alguém se aproximava de mim pedindo ajuda, principalmente na imigração. Sem falar japonês e um minimo de inglês fica praticamente impossivel passar pela imigração japonesa sem ter que passar por grandes confusões e demoras. Não que eles sejam assim tão rigorosos e assustadores , mas alguns formulários devem ser preenchidos em inglês , ou japonês na imigração e na alfândega.

Não conte com a sorte de cruzar com algum brasileiro em voos para o Japão. O numero de brasileiros em voos para o Japão tem diminuido crescentemente. Eu mesma era uma das únicas  nos meus ultimos voos com conexão para o Japão. Não existe um fluxo tão grande de brasileiros retornando ao Japão como hà alguns anos atrás. Não conte com a sorte. Pesquise na net antes de se aventurar.

Outros apuros podem ser passados também em voos com muitas conexões. Alguns aeroportos mudam o portão de embarque que está escrito no seu bilhete , e às vezes nem o numero do portão consta , apenas a ala. Portanto, verificar o numero do voo , o horario local e o portão de embarque nos monitores é imprescindível.

Cuidado com aeroportos grandes. O aeroporto de Frankfurt é um dos maiores que ja vi. Se você pretende fazer uma conexão neste aeroporto , siga o fluxo  e as placas de indicação. Não saia do fluxo . Eu já me perdi ao sair do fluxo para procurar um fumódromo. Minha sorte é que falo o basico de inglês e me comunico bem em italiano. Pedi ajuda a alguém que falasse italiano no balcao da Lufthansa.

Nestas horas, saber pedir informações basicas em inglês se faz necessário . Não ignore os balcões de transferencia de voos da sua companhia aérea no desembarque. Alguma razão existe em estarem montados bem no fluxo do desembarque.

Voos cancelados. Quem ja passou por esta situação em terras estranhas? Eu já, na Turquia.
No primeiro voo sempre tem algum passageiro ou comissario de bordo brasileiro, no momento do desembarque para a conexão cada um toma um rumo diferente. Não conte com a sorte de cruzar com um brasileiro. Mais uma vez , o meu inglês basicão foi super útil, mas não deixei de andar feito uma camela no aeroporto procurando o tal do "hotel desk" para me transferir para o hotel e passar uma noite em terras turcas .

Então, se você não fala o minimo de inglês e nem é ligadão por natureza, leve consigo ao menos um iphone ou um dicionário de bolso. Melhor um dicionário, o uso de celulares é proibido em alguns setores da imigração. Vai te ajudar muito e sua viagem será bem tranquila e prazerosa. Sem aquelas neuras de marinheiros de primeira viagem que nos enchem de ansiedade e constrangimentos desnecessarios. 

Buon viaggio!



Nenhum comentário: