segunda-feira, 20 de março de 2017

Marcando consulta no dentista in japan



Quem vive em outro país e não domina muito bem a lingua local deve saber a insegurança que bate na hora de ter que se comunicar e ser claro quando devemos ir a uma consulta, que seja no hospital ou no dentista. Eu odeio ter que falar em japonês ao telefone por que bate uma insegurança danada de não ser compreendida e vice-versa.

Hoje tive que ligar para agendar um horário no dentista , apenas para tirar um raio x panorâmico , que aqui no Japão se chama Panorama x-sen. Tive que consultar no google por que só sei falar "dentoguen" que é radiografia.

Apesar do meu receio em falar em japonês ao telefone , eu sempre me surpreendo comigo mesma. Consigo me expressar adequadamente e sem gaguejar.

Eu sabia que a atendente iria me perguntar o para quê eu necessitaria tirar apenas um raio- x sem passar necessariamente pelo dentista. Então, tive que explicar que era apenas uma solicitação preventiva do meu dentista no Brasil , pois tinha acabado de fazer alguns procedimentos que incluiam  implantes dentários . Ela me pediu licença para consultar alguém ,provavelmante o dentista japonês , e em seguida me disse que eu poderia ir no dia seguinte.

Quanto ao custo, ela não quis dizer . Dependendo do seguro o percentual a ser coberto é diferente, mas ja me adiantou que sem o seguro seria em torno de 100 dolares ou mais. Carinho tirar panorâmica no Japão sem seguro de saúde heim! No Brasil eu paguei 50 reais .

Tudo pela minha saúde bucal! Se possivel , obviamente que gostaria que o dentista japonês também analisasse o meu raio- X e ainda fizesse um orçamento para limpeza de tártaro, mas não sei dizer se serei atendida por ele ou por uma assistente. Afinal, é apenas um raio- X .

Consultei no google earth a localização da Clinica e me assustei com o tamanho da clinica. Muito grande em comparação com as clinicas que fui no Japão , e olha que eu já fui em várias. Aproximando mais a imagem da Clinica no google earth pude ler uma placa que fica bem na grade do estacionamento , e estava escrito : Dentista de crianças. Então ele é especializado em odontologia pediátrica. Mas para quê uma casa tão grande? Fiquei hiper curiosa para ver as instalações internas.

Clinicas japonesas costumam ter várias cadeiras de atendimento enfileiradas. Aposto como este dentista deve ter umas 10 , no minimo. A única vez que  fui em um consultorio dentário que tinha apenas uma cadeira de atendimento foi em Saitama-ken. O consultorio era pequeno e charmoso e tinha um quadro de Marie de Laurencin pendurado bem na recepção.

Aqui no Japão, dizem que os profissionais liberais mais ricos são os médicos, advogados e dentistas. Pelo tamanho da Clinica e o preço do raio -X panorâmico, dá para chutar bem alto a sua condição financeira...




Nenhum comentário: