terça-feira, 21 de março de 2017

Estima & Autoestima


                       Podem existir mil histórias por trás de um simples sorriso.

Estima: 

"Ação ou efeito de estimar.Sentimento de amizade, de apreço, em relação a outrem.Sentimento de afeição de alguém por alguma coisa.Apreciação, estimação, em relação a alguém, por motivos de orgulho profissional.Sensação favorável - amizade, apreço, afeição."
Fala- se muito em autoestima, inclusive eu mesma escrevo frequentemente sobre autoestima, autoconhecimento ,  autoajuda, e tantos outros "autos". Neste processo de nos autoconhecer acabamos por esquecer do quanto é preciso conhecer o outro para vivermos relacionamentos saudáveis , empáticos e verdadeiros. Tudo faz parte do proprio processo de autoconhecimento. Primeiro nos conhecemos melhor, nos entendemos e nos aceitamos melhor , para só então compreender a expressividade e as necessidades do outro. 
Estimar a alguém que não a nós mesmos pode confundir um pouco a cabeça quando o objeto de estimação é do sexo oposto. É preciso saber claramente em quê é fundamentada a relação , deixar de lado as nossas carências, impressionabilidade e expectativas emocionais para compreender a estima que temos pelo outro. 
A estima pelo outro é um dos sentimentos mais nobres que podemos provar pelo outro nos relacionamentos, na minha humilde opinião. A estima engloba o respeito , a admiração , a afeição e até mesmo uma certa dependência e idealização do outro. Esta aí o perigo de compreender o quê o relacionamento tem a nos prover como entidade única e as nossas necessidades e carências mais primitivas , que nada tem a ver com o sentimento de estima em sí. Separar o joio do trigo é sinal de maturidade e inteligência emocional. 
Tanto blá, blá, blá para explicar a minha admiração , estima e apreço pelo meu dentista. Sim, ele é meu salvador, meu herói. Só quem viveu durante longos anos com terriveis problemas dentários poderá compreender o quanto este problema mexeu comigo,  tanto na minha autoestima quanto nas minhas finanças. Houve um periodo em que eu nem sorria mais . Cada vez que eu ia falar ou sorrir um pivô se soltava da minha boca. Imagine a insegurança que isto me causava nos relacionamentos?  E as coisas que deixei de comer , o peso que perdi, por deficiência na mastigação?Nem vou comentar aqui o aspecto estético dos meus dentes em geral por que me dá tristeza só de me lembrar. De repente, alguém me devolve tudo isto! A função mastigatória , a harmonia facial, a autoestima , e principalmente o "sorriso" perdido durante anos. 
Quando digo as pessoas que terei que viajar alguns kilometros ( uma meia volta ao mundo) para me consultar com o meu dentista , a maioria das pessoas não compreendem tal exagero. - Vai aqui mesmo que tem um dentista muito bom. Não vale a pena viajar. Ouço tal comentário com frequência. 
Você trocaria o seu médico , aquele que te trata hà anos de um problema crônico e que conhece todas as suas patologias clinicas para se tratar com um outro médico qualquer que nem conhece o seu histórico clinico? No minimo você iria resistir um pouco, não é?
Confiança  é um dos ingredientes fundamentais em relacionamentos saudáveis. A estima  vem sempre depois, e vem recheada de sentimentos muito nobres que por vezes não conseguimos processar pelo simples fato de estarmos sempre plugados apenas ao nosso "ego" . A confiança e a estima que tenho pelo meu dentista ultrapassa qualquer distância, qualquer condição . 
É exagero? Sim, sou exagerada. Para mim, a confiança que deposito nas pessoas é clara e objetiva. Ou ela é real, ou ela não existe.  Admiro e respeito profissionais competentes e dedicados na àrea da saúde que atuam com paixão pelo ofício e que são capazes de compreender as necessidades básicas de cada paciente sem ignorar o lado humano nos contatos pessoais. Coisa que não ocorre aqui no Japão, infelizmente. Isto é uma história para outro post. 

Nenhum comentário: