quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Os astros que me acompanham

Venus na 9,jupiter na 9,jupiter em conjunção com Venus e etc...
Estes são os bons prognósticos que me acompanham durante este período,fora o chato do Planeta Saturno e de Plutão que já nem sabe mais se é realmente um planeta.Porém ele me acompanha sempre,provocando grandes mudanças tanto externas quanto internas.Quase sempre de forma abrupta e dolorosa,porém trazendo sempre algo de novo, para o bem ou para o mal.Tais aspectos planetários apenas nos influenciam porém a decisão de como vamos reagir a eles é de nossa total responsabildade.

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Boas rupturas de ano novo !!!

Todo final de ano é aquela mesma ladainha...Festa de Natal,Festa de Ano Novo...e depois o novo ano começa a passos de cagado e perde-se lá uns bons 3 mêses de ano novo até terminar o periodo do Carnaval.Incurtando mais ainda o ano novo e te deixando apenas uns 9 mêses ,ou menos de vida útil para o novo ano que começa com tantos planos,tantos projetos.Que na verdade nada mais são do que os velhos projetos do ano velho que não conseguimos realizar a tempo (com roupagem nova).
Então,festejar o que?O ano velho que se renova,ou a continuidade do mesmo?
A única forma de renovar o ano novo e acabar com esse processo de vida no pré-datado(cheque p/30 dias +60+90 dias ) ,é rompendo com algo.Esse papo de "renovar" é desculpa de incompetente que não conseguiu cumprir as metas do ano que se foi,e agora tenta renovar...ou prorrogar o pré-datado pra mais 120 dias.
Eu odeio viver no pré-datado e para mim sinônimo de renovação é e sempre será: Ruptura.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Blog ególatra sim .E daí?


Quando eu inventei de começar a escrever um blog,a minha intenção era a de relatar apenas minhas experiências de viagens ,intercâmbio, culturas e línguas.Mas sei lá porque cargas d'água começei a usar o blog pra despejar nele tudo aquilo que penso e às vezes sinto.Sem entrar em detalhes da minha vida pessoal obviamente.Já pensou, ficar usando um blog de diário e tudo que é estranho saber da sua vida?Me poupem,né!!!Porque eu gosto é de privacidade.

No entanto,expressar aquilo que estou pensando ou sentindo em forma escrita tem sido uma terapia pra mim.Muito melhor do que ficar falando com as paredes ou com gente que não te entende ou vive demasiadamente na superfície da vida...então...eu escrevo...

Escrevo pra não ser interrompida enquanto tento expressar um pensamento .Escrevo pra ser ouvida em silêncio.

Nem a opção pra comentários é aberta a anônimos porque não é minha intenção ficar aqui trocando figurinhas virtuais.Meu Blog é ególatra narcisista sim.E daí?

É a minha mais pura expressão do meu culto a mim mesma.

Aliás,eu me amo.E a cada dia que cresce mais este amor de mim pra mim mesma,está ficando mais difícil encontrar alguém que me ame mais do que eu mesma...:-)

domingo, 28 de dezembro de 2008

A idade da sabedoria




Desde pequena sempre tive a doce ilusão de que quanto mais envelhecemos,mais nos tornavamos sábios e úteis àqueles que possuem menos vivências,porém a vida me tem provado de que é exatamente o contrário.Quanto mais aprendemos,mais nos tornamos arrogantes e quanto mais vivemos mais ilusões se perdem pelo caminho.


E o que pode restar desta empreitada?


O equilíbrio entre adquirir experiência e não perder a inocência se faz necessário nesta fase pseudo-sabia.


Seria tão mais belo se as pessoas assumissem os seus erros e tentassem consertá-los com a chegada da maturidade.Seria tão mais belo se as pessoas assumissem cada ruga no rosto ,cada fio de cabelo branco ,mas não esquecessem a alegria de viver e o dôce sabor das pequenas conquistas.


O tempo é inexorável,mas para aqueles que souberam viver cada ciclo da vida com grande sabedoria,o futuro jamais será assustador.


Tem coisa mais bonita neste mundo do que ver dois velhinhos de mãos dadas andando pela rua?


Aí,eu fico pensando...

Terá sido apenas o amor que os manteve juntos por tanto tempo,ou teria sido a sabedoria e a temperança que os manteve unidos por tanto tempo?

Dicas caseiras para não passar frio no inverno

"Animais pequenos apresentam grande área de superfície em relação à massa corpórea. Como os processos físicos de transferência de calor ocorrem à superfície; quanto maior for a superfície, maior será a transferência. No frio, quanto menor for o animal, maior será a perda de calor corpóreo para o ambiente. Duas respostas são usadas para sobrevivência de endotermos pequenos: torpor de inverno e hibernação e ainda o se esconder/ se proteger e evitar, na medida do possível, o frio."

Para não passar frio no inverno uma dica boa é engordar o máximo possível um pouco antes de chegar o inverno e continuar engordando pra aumentar a massa corpórea de gordura e criar uma proteção natural contra o frio.
Uma boa dica de engorda é vitamina de abacate com leite condensado.É tiro e queda,engorda em 2 semanas.
O único problema é administrar a distribuição da gordura adquirida,ela tende sempre a se acumular nas áreas baixas.

O que é que tem de bom no inverno?


Pra quem viveu a vida toda em S.Paulo,a terrinha da garôa ,o inverno sempre foi muito rigoroso em comparação a algumas cidades do norte do Brasil.Em alguns anos eu me lembro de ter congelado em plena Av.Paulista,as 23hs da noite esperando o ônibus passar.A temperatura beirava a 9 graus e eu congelando no ponto de ônibus.Eu pensava que São Paulo fosse fria no inverno.Que nada!!O clima de São Paulo era uma beleza.Clima subtropical ameno.

Perfeito para um ser humano normal viver todas as estações sem sofrimentos.Nem o calor exagerado do norte do Brasil, e nem o frio quase europeu do sul.

No inverno de São Paulo eu quase não saia de casa e quando saia era pra comer uma pizza frita com vinho quente no Bora-Bora,ou me enfiar dentro dos enormes shopping-centers de São Paulo pra me proteger do frio e do vento gelado.Lá podia fazer compras,comer na praça de alimentação, ir ao cinema, ficar horas a fio na Livraria Saraiva tomando café e lendo livros de graça.Na verdade era só pra leituras breves ,mas eu cheguei a fazer pesquisas sobre o código do consumidor na Saraiva,como se lá fosse uma biblioteca pública.Que cara-de-pau!

Mas inverno é inverno e a tendência era sempre aquela de ficar em casa assistindo a un video e comendo pipoca.

Se eu já não saia de casa (em São Paulo) no inverno rigorosissimo de 9 graus.Você acha que eu vou sair com esse frio da pega que faz aqui nessa terra de doido?

Hoje á temperatura está beirando aos 6 graus com ventos fortes e as minhas amigas foram bailar salsa em Shizuoka.Mas porque "caraiusss" esse povo só se anima a ir dançar no inverno?

A última vez que eu fui(em pleno inverno),pra uma Disco com amigos brasileiros eu voltei pra casa quase sem nariz.É,o meu nariz congelou e quase caiu da cara, as minhas pernas não respondiam aos meus comandos e não paravam de tremer,quase desloquei o maxilar de tanto bater os dentes .E pior do que isso tudo...os meus implantes doem pra xuxu.Não é bem uma dor,é una sensação ruim,corrente galvânica ou coisa parecida.

Então...o inverno não é pra mim.Eu não sei esquiar e nem quero aprender,só se for pra esquiar na grama .Fazer bonecos de neve como nos filmes é uma experiência inesquecível,mas eu já tive o prazer de fazer um boneco de uns 40 cm com nariz de cenoura,chapeu,cachecol no pescoço e tudo mais.Não preciso mais realizar este sonho gelado.Nunca pensei que fosse tão gelado assim fazer um boneco de neve.

A paisagem branco total é maravilhosa e eu já tive o prazer de tirar foto,atolar na neve, tomar chuva de neve,patinar e escorregar no gelo que sobra depois que a neve derrete e vira pista de patinação.Portanto,não preciso e nem quero vivenciar as belezas do inverno japonês outra vez.

Graças a Deus esta regiao de Shizuoka poderia ser considerada como clima subtropical porque aqui não neva como ao norte e nem o frio é tão rigoroso como o frio que faz na Europa,mas pra um bom paulistano...uma garôa já basta pra ser inverno.

Eu vou hibernar em fevereiro,entrar em estado de coma...até o inverno terminar lá pra março.

sábado, 27 de dezembro de 2008

filosofia inútil part II


Este final de ano sem dúvida alguma é um dos períodos mais tensos que eu vivi na minha vida.E não são tensões minhas apenas,são das pessoas,do ambiente,da economia, da natureza, e etc...

Se o segredo de viver bem é realmente se harmonizar com o ambiente em que vivemos.Eu quero mais é desarmonisar total e não passar nem perto de tanta desarmonia presente no ar e criar a minha própria sorte.

Tem momentos que não dá pra ficar querendo criar um certo equilíbrio comunitário, e o negócio é sair do caminho que seguem as tendencias.

Mas sair pra aonde??????

Parece que o mundo caiu em depressão e as pessoas não respondem mais aos estímulos otimistas.

Ser otimista em momentos de dificuldades não é ficar em extase sonhando com um amanhã utópico.É realmente assumir as suas responsabilidades e tentar mudar,ou se não é possível mudar,adaptar-se as mudanças que vem contra a nossa vontade e mudar certas expectativas que já não funcionam mais .

Renovação é a palavra que funcionaria muito bem em estes tempos...mas pra que isso funcione , ha de estar aberto e consciente .Plutão em capricornio nos ensinará isso no decorrer deste periodo.

Eu,como boa capricorniana,aprendi que o mundo pode ser visto de uma outra forma lá de cima do cume,mas pra chegar ao cume é preciso aprender a ser um pouco alpinista .Subir até o cume pode parecer ser uma tarefa difícil,mas descer tão pouco é fácil...

Fazer o caminho contrário pode parecer ser mais fácil:"Pra descer todo o santo ajuda".Mas não podemos jamais esquecer de que a distância que nos separa do cume ao solo será sempre a mesma.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Sol de inverno

Manhã estranha.Faz um sol maravilhoso lá fora e talvez eu possa até tomar coragem pra correr um pouco até a praia,mas o sol de inverno não aquece,ele nos engana.Meu mp3 pifou e até agora não encontrei nenhum com um bom preço (apesar da crise) e em português,ou pelo menos em inglês.Pra quê pagar caro por um produto bom(made in japan) se vou sofrer pra entender como se usa?Ah!Deixa pra lá!Vou correr até a praia sem música mesmo,com o sol frio de inverno querendo me enganar...

Muitas mudanças por aqui um pouco indigestas ,principalmente por ser inverno e aquela velha tendência a querer hibernar que me chama...
Queria ser um urso e hibernar por todo o inverno e só acordar no proximo verão.

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Grazie carissimi!


Questa settimana ho ricevuto tanti messagi dall"Italia .Forsè di più che da Brasile.
Ringrazio a coloro che hanno ricordato di me in questi giorni di festività.Grazie mille a tutti....:-)
Lo so che ci sono alcuni che visitano ogni tanto il mio Blog ed anche alcuni che visitano quasi tutti i giorni.Mi dispiace che io non riesco da scrivere tutto quello che volevo scrivere in italiano.Ma piano piano riuschirò.Per voi...
Grazie,Buon Natale...Buon capodanno!!!!

sensibilidade e inteligência




Para mim a sensibilidade das pessoas sempre esteve ligada a sua própria inteligência.Quanto mais se usa o cérebro,quanto mais se pensa e mais se observa o universo que nos cerca,mais sensíveis e capacitados nos tornamos por entender este mundo.Entendemos tanto que às vezes chegamos ao ponto de querer abandona-lo por definitivo e buscar um outro modo de vida alternativo aonde se possa conviver com iguais.Infelizmente aqueles "iguais" são pouquissimos...


Queria ser uma "bruxa" e ter o poder de deletar a mente das pessoas e renova-las.Mais sensíveis ,espiritualizadas e mais humanas .


A cada dia que passa vou me desligando daqueles que já não acrescentam mais nada na minha "busca".Restarão alguns poucos que ainda acrescentam...


Dentro de pouco tempo regressarei ao meu planeta ,e sentirei saudades de haver estado neste planeta.Tem dias que eu me sinto um verdadeiro E.T.

E.T phone home...the return...

Você quer mesmo ter filhos?

Quando eles são pequenos e indefesos são as coisinhas mais lindas que existem na face da terra.Mas e quando eles crescem?
Já parou pra pensar o trabalho que dá ser responsável por uma criatura pelo resto da sua vida?Sim.Filhos são para sempre e mesmo que eles se casem e vão construir suas proprias vidas longe de casa ,ainda serao fonte de alegrias e preocupações eternas.
Quando bater aquela vontade infundada de ter filhos sem prever o futuro deles e o seu,é melhor comprar um podlle e esperar um pouco até ter certeza se é realmente um filho que você quer(responsabilidade eterna),ou um objeto de afeição qualquer,que pode ser até um bichinho de pelúcia ou um animal de estimação.
Já parou pra pensar se você vai ter dinheiro pra pagar os estudos deles?Ou você está pensando em colocar seus filhos pra estudarem em escolas da rede pública convivendo com tudo que é gentinha?
E a Faculdade?tem certeza de que o seu filho nascerá com QI o suficiente pra passar em uma FUVEST da vida?
E se for menina e aos 15 anos de idade engravidar do moto-boy da sua empresa?
Pior seria se o seu filho "macho",aos 15 anos de idade decidisse que gosta mesmo é de "meninos"...
E se seu filho tiver certas tendencias olfativas ,tipo cheirar perfume, cola de sapateiro,super bonder,éter e etc?
Já pensou também nas despesas que eles dão quando começam a crescer e comer de tudo?Então começe a fazer as contas porque a pior fase de comilança é na adolescencia.Eles comem e muito.
Um conselho aos futuros papais e mamaes: Antes de fazer um filho em potencial procure saber do potencial de inteligência do seu conjuge.A inteligência tem relaçao com fatores genéticos.Não contribua para colocar na sociedade mais gente inútil que só serve pra aumentar fila de ônibus e fila pra receber o mensalão.
Portanto,pense...o quanto é belo ter filhos ,porém o quanto é sério o futuro que você poderá oferecer a eles.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Pequenos detalhes natalinos


Viver inserido dentro de uma cultura completamente diferente a nossa já não é fácil...então imagina passar o Natal dentro de uma cultura aonde não existe esta data?

Na terrinha do sol nascente o dia 25/12 é uma data como outra qualquer.As festividades de Natal até existem por aqui,mas tem um outro sentido,mais comercial...sei lá.

Eles os japas ´"alguns", até festejam o Natal mas na realidade parece que eles nem sabem o por quê?

E quem foi que disse que Natal se festeja com bolo de festa?Aqui o Natal é simbolizado pelos bolos de festas .Papai Noel?quem é esse?...panetone Bauducco?Nunca ouvi falar...

Receber um Feliz Natal de um japonês não é a mesma coisa...

Mesmo porque eles nem te abraçam por nada e se você for abraça-lo ,ele não entenderá o espirito natalino do abraço.Então...deixa pra lá!

Com o passar do tempo, inevitavelmente acabamos esquecendo desta data também...

Ontem,uma amiga minha (boliviana) me cumprimentou como sempre ao chegar ao trabalho,porém ela me abraçou.Pensei: - Mas porque ela está me abraçando?????

Havia me esquecido que era dia 24/12 e ela me abraçava pra me desejar Feliz Natal.Me senti tão estranha por ter esquecido completamente desta data.Outra amiga (peruana) que sempre está na minha casa desta vez estava meio estranha...demorou pra sair de dentro do carro.Mas o que ela está fazendo ????

Ela entrou em casa como sempre pra tomar um cafezinho e de repente coloca sobre a mesa um pacote e me diz: -"Feliz Navidad,amiga mia!".

Nossaaaaaa!Essa eu não esperava!

Como eu já havia escrito em outro post,o Natal sempre foi meio melancólico pra mim,não sei dizer por quê e às vezes prefiro esquecer que esta data existe.Sei lá!Me sinto meio vulnerável e só melhoro na virada do ano .Apesar do meu empenho em esquecer esta data,os amigos não deixam...

Amigos...peruanos,bolivianos,brasileiros ,italianos e até mesmo alguns japoneses.

O Natal é feito para estar com a família...é verdade,mas na falta de...um grande substituto é a grande família postiça de amigos que fiz pelo mundo.

Então...Bom Natal a toda a minha familia...:-)

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Recessão japonesa

Não se fala em outra coisa por aqui:a recessão anunciada pelo governo japonês.Não há como evitar este assunto,ele está em toda a parte implacávelmente dentro da vida de todos os japoneses e estrangeiros que vivem aqui na terrinha do sol nascente.
Algumas pessoas ainda não se deram conta da grandiosidade desta crise que segundo alguns especialista em economia é uma crise diferente as outras já vividas pelo país.Muitas pessoas desinformadas iludem-se com pensamentos otimistas de que a crise passará em 2009,porém a tendência é piorar a situação durante o curso de 2009.
Além da crise recessiva nipônica existe um outro fator agravante para os trabalhadores japoneses e estrangeiros que dependiam de empresas do tipo "Hakken Gaisha" (tercerizados)para estarem inseridos no mercado.Esta classe de empresa estará com os seus dias contados no curso de 2009 ,se não se adaptarem as exigências legais impostas pelo governo.
Outra tendência é a contratação de mão-de-obra asiática ,ou seja, estagiários provenientes de países vizinhos como por exemplo a Tailândia , que substituirão a mão de obra estrangeira existente na atualidade por um custo menor.
A crise econômica mundial atingiu em cheio o país do sol nascente ,apesar da origem desta crise ter co-relação com as quebras de empresas norte -americanas,os Estados Unidos ainda não entraram em recessão, e nem tão pouco o continente europeu.Porém as previsões são de que se manterão em crise ou entrarão em recessão .
Agora , eu me pergunto,por quê o Japão foi o primeiro país a entrar em recessão ?
Simples.Porque o japonês não é habituado a tomar decisões rápidas.Eles são metódicos em tudo e tudo deve seguir a um processo pré-determinado e tendencioso.A população japonesa aceita as mudanças impostas pelo governo e não se rebela em momento algum.Apenas obedecem.
Acredito que esta mesma mentalidade de respeito hierárquico dos japoneses que por muitas vezes os levaram a crescer após grandes dificuldades os privam de novas conquistas e saídas alternativas.Um país que vive voltado para sí mesmo não poderia vencer este momento crítico.Obviamente ,não vamos desmerecer as grandes conquistas deste povo trabalhador e metódico que se reergueu após grandes perdas.Porém mudanças são necessárias ...a começar pela mentalidade estritamente conservadora dos japoneses.
Em época de crise econômica não acredito que seja o conservadorismo que faça mudar algo...

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Aonde anda Papai Noel?

Com a falta de divulgação da sua imagem por parte da mídia que só se lembra dele 1 vez ao ano,Papai Noel foi visto em plena atividade publicitária da sua própria imagem em alguma grande metrópole do mundo.
Papai Noel andou em dificuldades e sumiu da área,faz já alguns anos.A última vez que registraram imagens dele,ele foi visto fazendo algumas atividades ecológicas.Reciclagem de produtos orgânicos,ou coisa parecida.

Dizem as más linguas que com a mudança dos tempos,a crise econômica mundial , a falência de sua fabrica de brinquedos, o divórcio litigioso com Mamae Noel e a crise da terceira idade, Papai Noel andava desbaratinado e praticando algumas atividades ilícitas.

Senso de humor japonês!Ufff!

Impaciência tem sido o meu estado de espirito nos últimos meses.Mas também com tanta pressão que vem de fora,ou nos entregamos e caimos em depressão ,ou reagimos agressivamente.Eu não conheço outro método mais eficiente.Você conhece?Me ensina.
Tô parecendo um trator sem freio passando por cima de tudo...:-)
Ontem pela manhã a minha amiga japa-maguro(peixe congelado que se come cru), me ligou do aeroporto de Roma,pra me dizer que não encontrou os "grissini" que eu pedí tanto pra ela comprar pra mim.Incompetência ou o que?
Aonde já se viu ela dizer que ninguém sabe o que é????Em plena Itália e ninguém sabe o que é grissini????
Basta uma ida algum supermercado mais proximo e comprar.Só isso.Aonde está a dificuldade?
Com certeza ela deve ter pedido "guruxini",com aquela pronúncia maravilhosa de japonês e ninguém entendeu o que ela queria.Claro!
E o avental de Michelangelo com o pissellino dele estampado que eu pedi pra ela comprar pra mim em Firenze?
Não comprou.Achou estranho e que ninguém usaria aquilo.Uffffff!
Mas se eu pedi pra ela comprar não interessa se eu vou usar o tal avental em praça pública ,ou pra fazer faxina em casa.Não é?
Se fosse uma amiga brasileira com certeza ela teria me comprado todos os pisselinos de Michelangelo estampados em shorts,camisetas, aventais, cuecas, calcinha fio-dental e etc.Mas como ela é uma "japa"....faltou um pouco de senso de humor,malícia e boa dicção .
Ahhhhh!Giapponeseeeeeeeee!!!Sangue del mio sangueeeeee!!!! Taqueopariu!!!
Como é que essa raça pode ser tão diferente de mim?

Filosofia inútil


O uso do nosso livre-arbítrio.Tenho pensado muito nesta questão nestes últimos mêses.

Se o que pregam os grandes pensadores e filósofos da humanidade é a unidade com o universo,como poderemos administrar o nosso livre-arbítrio sem entrar em choque com a corrente do universo?

Se o que prega o meu ídolo psiquiatra (e grande pensador) Carl Jung, sobre o inconsciente coletivo é realmente verdadeiro,como podemos ir contra esta força?

E se harmonizar é o segredo do avanço espiritual,como poderemos avançar na vida com tamanha passividade com o nosso entorno?

Pois é aí que entra o nosso livre-arbítrio.A nossa força individual e interna de transgredir aos fatos e as tendências.

Mas como fazer um bom uso de toda a nossa força interna sem agredir o ambiente externo????

Será que não existem mais grandes mestres para desafiar,contestar tais afirmações?

A verdade sempre se manterá "verdadeira" até o momento em que alguém de grande sabedoria e inteligência superior nos venha a comprovar de que a "verdade" antes dita e tida como comprovada não era menos passível de contestação.

Assim é nas grandes descobertas científicas que a cada dia comprovam de que antigos conceitos científicos sempre escondem algo novo a ser descoberto, renovado e comprovado.

Mas o que uma mente tão louca e questionadora como a minha pode ter de útil na vida prática?Nada!!! Divagações e nada mais...

Vou fazer faxina na casa que é muito mais útil, prático , construtivo e necessário do que ficar filosofando...

A realidade me chama e devo fazer uso do meu livre-arbítrio de lavar ou não lavar a louça de ontem...Eis a questão!

sábado, 20 de dezembro de 2008

Quem é você?




Eu ando nervosa, é fato.Deve ser meu inferno astral capricorniano.Ando com a língua afiada e não estou perdoando pensamentos derrotistas e gente mais ou menos.Tem coisa pior do que suportar gente mais ou menos?????Não consigo evitar...fico raivosa.


Desde que aterrisei que nem um flamingo (já viu como é desastrosa a aterrisagem dessa ave?)em terras japonesas é que sinto falta de gente inteligente.Não que eu me julgue inteligente ou acima da média,mas eu tenho alguns neurônios à mais do que os frequentes "tico & teco" que encontro por aqui.


O mais incrível é saber das origens e instruções de alguns.Alguns amigos que fiz por aqui eram ex-empresários, ex-secretárias, ex- engenheiras, e etc.Enfim, gente com alguma instrução , capacidade profissional e intelectual,mas infelizmente algumas pessoas(pra não dizer todas),esqueceram quem são.Então , pra que estudou??????


Esta é a pergunta que não quer calar!


É claro que viver em um outro país não é fácil e devemos ser sempre humildes pois nem sempre as oportunidades que encontramos em terras longinguas são exatamente aquilo que preiteavamos.Mas esquecer de quem somos?Imperdoável!!!!!


Pior do que isso é ter que suportar gente que chora e se lamenta,que nos piores momentos de crise existencial só pensam em uma coisa: pintar os cabelos de verde.Me Poupem!

Em alguns momentos da vida aquilo que mais precisamos é apenas um impulso,um bom conselho que nos faça avançar .Portanto , se você não tem este potencial de fazer alguém impulsionar e avançar ,e pior do que isso, "é mais ou menos"...então,que se cale para sempre...

Cada país com o povo que merece

Tenho tido mais tempo ultimamente pra escrever, ler e desenhar,mas quem disse que consigo me concentrar?
Minhas aulas on line de astrologia ficaram pra trás,atrasei 3 licões por estar 15 dias sem internet.Tudo isso por culpa de um adaptador HP que não se encontra em nenhum lugar.Isso porque aqui é o Japão,o país dos eletroeletrônicos.
Com toda essa crise os preços das coisas deveriam diminuir,ter grandes liquidações ,ofertas e etc.Mas no país do sol nascente a economia é diferente.Tudo entra em crise , os preços não abaixam, e os impostos a serem pagos pelo pobre do trabalhador aumentam em plena crise.Que absurdo!
Diferentemente do Brasil que vive em crise(já estamos habituados), a reação da economia é sempre mais rápida.Talvez seja esta a diferença entre ser um país de primeiro mundo e de terceiro mundo.
O Brasil é mais aberto as mudanças e habituado a buscar saídas rápidas, básicas e emergenciais.Sem falar no povo que reage de alguma forma forçando os nossos políticos a levantarem a bunda das poltronas do congresso.
Ao contrário do povo brasileiro o povo japonês espera sempre a ação e decisão de algum líder que os oriente e ordene a cada ação.
Se aqui fosse o Brasil com certeza já estariam acontecendo greves, passeatas e manisfestações em praça pública para pressionar os governantes.Mas o povo japonês é tão....bundão...

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Omiai?Shyokkai?


Aqui no país do sol nascente ainda é muito comum as pessoas se casarem por omiai ou shyokaai.Ou seja, amigos e familiares te apresentam a uma pessoa de boa situação financeira com o propósito de casarem-se.Minhas tias todas se casaram por omiai,algumas foram felizes outras não.

Talvez a minha mae tivesse sido a mais sortuda de todas, pois ela teve a oportunidade de conhecer, namorar e noivar com o japonês mais bonito e cobiçado da cidade.Penso que até hoje a minha mae é apaixonadissima pelo meu pai.Muito mais ela do que ele.Mas de alguma forma foram e são felizes como um casal.

A minha querida avozinha que já se foi desta para melhor,conheceu o meu avô no dia do seu casamento.Imagina o que é isso?Conhecer o marido apenas no dia do casamento?????

Parecem coisas tão absurdas para se imaginar,mas antigamente era assim.Estranhamente a minha avó foi muito feliz ao lado do meu falecido avô .Eles tiveram 12 filhos.Era fértil o casamento não?Ou é simplesmente porque naquele tempo não tinha televisão e ninguém perdia tempo assistindo as novelas das 20hs da Rede Globo.

Hoje em dia as coisas mudaram e muito.Ninguém mais em sã consciência se casa por shyokkai, nem mesmo as japonesas mais modernas,mas como este é o país do tradicionalismo,ainda existem pessoas que fazem shyokkai e levam isso muito à serio.

Esta semana uma amiga minha japonesa me propôs um shiyokkai.Me apresentar a seu cunhado que é solteiro, tímido e muuuuuuito rico,dono de terrenos e de uma pequena empresa em Fukushima.

Aiiiiii!Destino cruél!!! Será que o estrangeiro que estava guardado para mim em minha carta astral era um japonês?????????
Ahhhh!Giapponese sangue del mio sangue!!!...:-(

amigos

Ahhh...minhas amigas!Puxa vida! O que seria de mim sem elas?
Sempre tive muita sorte com amigos fiéis que me ajudam e me protegem sempre,sem eu pedir nada...às vezes eu peço...na maior cara-de-pau, mas eles nunca dizem não pra mim.
Amo a todos!!!!Obrigada Deus por ter tanta sorte com as minhas amizades verdadeiras.Porque familia é um cocô!

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Io amo grissini


Quando estava para retornar da Itália comprei dois pacotes de grissini pra trazer.Infelizmente não couberam na minha bagagem e tive que deixa-los com a minha ex-colega de quarto canadense.
Ficou uma sensação de vazio na alma....:-(
Frustração por não ter podido trazer os palitinhos italianos que eu adorava comer enquanto estudava um pouco de italiano no apartamento em Firenze.
Minhas amigas (colegas de trabalho) japonesas estão agora em Firenze, por 1 semana e já encomendei para elas um pacote de grissini tradicional.Aqui no Japão também tem,mas não é igual ao que eu comia em Firenze...:-(
E pensar que provei tanta coisa gostosa estando na Itália,mas como eu adoro as coisas simples.Fui me apaixonar justo por grissini e succo di arancia rossa.O suco de arancia rossa foi paixão ao primeiro gole dentro do avião(Alitalia) rumo a Firenze.
Será que finalmente vou matar a vontade e acalmar as minhas lombrigas?
Encontrei na net esta foto dos grissini que eu comia em Firenze,o do pacote vermelho são os meus preferidos.Vou correndo mandar um e-mail pras minhas amigas japas não comprarem outra marca per sbaglio.Porque eu gosto é desta marca veronese.
Muito mais do que a preferência da marca, talvez seja a vontade que ficou frustrada...então...tem que ser desta marca e não outra...:-)

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

convivendo e aprendendo

A única maneira de se inserir na cultura de um país diferente ao nosso de nascimento é tentar compreender a mentalidade local e não exaltar as diferenças.No fundo , com o tempo poderemos perceber que as diferenças não são tantas assim, e se elas existem e somos maduros e inteligentes o suficiente,temos muito a aprender com elas.Estou aprendendo a admirar a raça japonesa..."sangue del mio sangue".

A necessidade faz a ocasião

Éramos em mais ou menos 20 só na minha seção,entre brasileiras,japonesas,filipinas e peruanas.Hoje somos mais ou menos em 5 sobreviventes dos cortes abruptos motivados pela recessão japonesa.
Antes eu não fazia nada além dos meus afazeres e deveres,hoje faço tudo e um pouco mais.Os horários são mais curtos,mas o cansaço dobrou em função dos outros afazeres que eu não fazia,ou simplesmente ignorava.Até telefone estou atendendo,coisa que eu não fazia de jeito nenhum porque não entendia nada do que os japas falavam.Agora, ao primeiro toque do telefone eu vou correndo atender e por incrível que pareça eu entendo tudinho...
Os gráficos de metas eu não preenchia nunca,sempre me esquecia.Hoje não esqueço nenhum dia.Sempre chegava encima da hora e começava a trabalhar só depois de cumprimentar a todos e perder uma boa meia hora de trabalho.Hoje dou um bom dia geral a todos e reduzí a minha meia hora de "conversa fiada" em apenas 15 minutos.
Antes eu antipatizava com o meu novo chefe(achava ele bobão), agora até estou começando a achar ele inteligente.
Estamos até combinando de dividir um apartamento se a coisa apertar por aqui.
O lado bom dessa recessão toda,apesar do tremendo stress que anda asfixiando o ambiente de trabalho, é um certo entrosamento solidario que está surgindo entre os japas e euzinha.
No atual momento, me está sendo mais conveniente assumir a minha porção japonesa...:-)
Ehhhh!Seja o que Deus quiser!

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Monte Fuji-sam


Tirei esta foto na semana passada.Esta é a mais bela visão que se pode ter do Japão.De qualquer lugar do país pode-se avistar o monte Fuji.A primeira vez que contemplei esta bela visão eu estava em Toquio na estação de trem com o meu pai e a minha filha,não me recordo se a minha mae estava junto.Faz tanto tempo...
Meu pai me contava detalhes de seu país... parecia tão orgulhoso ao poder relatar coisas de seu país para a filha e a neta,em terras nipônicas.
Meu pai é mesmo um vencedor.Foi...voltou...foi de novo e ainda conseguiu reconstruir a sua vida por duas vezes em um país que não era o seu, e tudo isso sozinho.Precisava tomar umas lições dele.
Dizer que os tempos eram outros e que tudo era mais fácil é pura afirmação de gente derrotista.Meu pai venceu em terras estrangeiras em épocas muito difíceis.
Chego a conclusão de que não são os tempos que mudaram...são as pessoas que enfraqueceram.

domingo, 14 de dezembro de 2008

Natal


Estranhamente o Natal sempre foi uma data um tanto melancólica pra mim.Talvez porque é o auge do meu inferno astral.Vai saber...
Passar o Natal aqui no país dos xintoístas e budistas então...é mais melancólico ainda.
Ainda não entendo porquê os japas comemoram o Natal se não são católicos,e nem tão pouco compreendo porquê eles se casam em capelas com padres falsos, vestido branco de noiva e tudo mais.Vai entender essa raça!
Aqui, ao contrário do resto do mundo, a data comemorativa mais importante do mês é o aniversário do imperador...Hiroito...sei lá.As festas de ano novo também são mais importantes para eles.Fazem limpeza nas casas, no local de trabalho e etc, para receber o novo ano com a casa limpa.Porém o mais estranho é que eles só fazem essa faxina geral uma vez ao ano.
Como será a faxina geral deste ano com tanta recessão?
Vai ser um tal de jogar gente pela janela...:-)
Feliz Natal àqueles que ainda tem o espirito natalino no coração.

Expressões

Esta vida louca e cheia de imprevistos que nos priva de sermos nós mesmos e de expressarmos aquilo de melhor que temos dentro de nós.Seria mais fácil viver e conviver com o mundo se as pessoas fossem sempre aquilo que são por dentro,sem máscaras, sem defesas, sem inveja...sem culpas...
Havia me esquecido que sou uma aspirante a desenhista.A minha mais pura expressão.