quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Pequenos detalhes natalinos


Viver inserido dentro de uma cultura completamente diferente a nossa já não é fácil...então imagina passar o Natal dentro de uma cultura aonde não existe esta data?

Na terrinha do sol nascente o dia 25/12 é uma data como outra qualquer.As festividades de Natal até existem por aqui,mas tem um outro sentido,mais comercial...sei lá.

Eles os japas ´"alguns", até festejam o Natal mas na realidade parece que eles nem sabem o por quê?

E quem foi que disse que Natal se festeja com bolo de festa?Aqui o Natal é simbolizado pelos bolos de festas .Papai Noel?quem é esse?...panetone Bauducco?Nunca ouvi falar...

Receber um Feliz Natal de um japonês não é a mesma coisa...

Mesmo porque eles nem te abraçam por nada e se você for abraça-lo ,ele não entenderá o espirito natalino do abraço.Então...deixa pra lá!

Com o passar do tempo, inevitavelmente acabamos esquecendo desta data também...

Ontem,uma amiga minha (boliviana) me cumprimentou como sempre ao chegar ao trabalho,porém ela me abraçou.Pensei: - Mas porque ela está me abraçando?????

Havia me esquecido que era dia 24/12 e ela me abraçava pra me desejar Feliz Natal.Me senti tão estranha por ter esquecido completamente desta data.Outra amiga (peruana) que sempre está na minha casa desta vez estava meio estranha...demorou pra sair de dentro do carro.Mas o que ela está fazendo ????

Ela entrou em casa como sempre pra tomar um cafezinho e de repente coloca sobre a mesa um pacote e me diz: -"Feliz Navidad,amiga mia!".

Nossaaaaaa!Essa eu não esperava!

Como eu já havia escrito em outro post,o Natal sempre foi meio melancólico pra mim,não sei dizer por quê e às vezes prefiro esquecer que esta data existe.Sei lá!Me sinto meio vulnerável e só melhoro na virada do ano .Apesar do meu empenho em esquecer esta data,os amigos não deixam...

Amigos...peruanos,bolivianos,brasileiros ,italianos e até mesmo alguns japoneses.

O Natal é feito para estar com a família...é verdade,mas na falta de...um grande substituto é a grande família postiça de amigos que fiz pelo mundo.

Então...Bom Natal a toda a minha familia...:-)

Nenhum comentário: