terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Recessão japonesa

Não se fala em outra coisa por aqui:a recessão anunciada pelo governo japonês.Não há como evitar este assunto,ele está em toda a parte implacávelmente dentro da vida de todos os japoneses e estrangeiros que vivem aqui na terrinha do sol nascente.
Algumas pessoas ainda não se deram conta da grandiosidade desta crise que segundo alguns especialista em economia é uma crise diferente as outras já vividas pelo país.Muitas pessoas desinformadas iludem-se com pensamentos otimistas de que a crise passará em 2009,porém a tendência é piorar a situação durante o curso de 2009.
Além da crise recessiva nipônica existe um outro fator agravante para os trabalhadores japoneses e estrangeiros que dependiam de empresas do tipo "Hakken Gaisha" (tercerizados)para estarem inseridos no mercado.Esta classe de empresa estará com os seus dias contados no curso de 2009 ,se não se adaptarem as exigências legais impostas pelo governo.
Outra tendência é a contratação de mão-de-obra asiática ,ou seja, estagiários provenientes de países vizinhos como por exemplo a Tailândia , que substituirão a mão de obra estrangeira existente na atualidade por um custo menor.
A crise econômica mundial atingiu em cheio o país do sol nascente ,apesar da origem desta crise ter co-relação com as quebras de empresas norte -americanas,os Estados Unidos ainda não entraram em recessão, e nem tão pouco o continente europeu.Porém as previsões são de que se manterão em crise ou entrarão em recessão .
Agora , eu me pergunto,por quê o Japão foi o primeiro país a entrar em recessão ?
Simples.Porque o japonês não é habituado a tomar decisões rápidas.Eles são metódicos em tudo e tudo deve seguir a um processo pré-determinado e tendencioso.A população japonesa aceita as mudanças impostas pelo governo e não se rebela em momento algum.Apenas obedecem.
Acredito que esta mesma mentalidade de respeito hierárquico dos japoneses que por muitas vezes os levaram a crescer após grandes dificuldades os privam de novas conquistas e saídas alternativas.Um país que vive voltado para sí mesmo não poderia vencer este momento crítico.Obviamente ,não vamos desmerecer as grandes conquistas deste povo trabalhador e metódico que se reergueu após grandes perdas.Porém mudanças são necessárias ...a começar pela mentalidade estritamente conservadora dos japoneses.
Em época de crise econômica não acredito que seja o conservadorismo que faça mudar algo...

Nenhum comentário: