sexta-feira, 2 de abril de 2010

amori lontani

Esta semana vi uma outra amiga se desiludir amargamente com o seu "suposto" prometido europeu. A pobre viajou milhas e milhas para se encontrar com a sua futura desilusão amorosa ,um alemão , e a última comunicação entre eles, apesar de anos de relacionamento e mêses de planos em comum foi apenas um simples e-mail e nada mais.
Uma outra amiga que conheceu seu ex-suposto marido português através da internet ainda no tempo em que não se usava nem msn e Skype depois de vender o seu consultório dentário e viajar para europa para se casar(com data marcada e tudo) na Alemanha ,teve o prazer de viver a sua grande desilusão amorosa após 9 anos de relacionamento à distância.O português na última hora decidiu que "ela" não era a pessoa certa .Depois de 9 anos???
Ainda tem gente que culpa a internet por criar ilusões a distância, mas eu particularmente penso que não é a forma como se conhece a uma pessoa e sim como se conduz a relação. A internet não é propriamente a grande vilã de histórias mal sucedidas e sim a distância e o tempo. Atribuir toda a culpa a um amor frágil que não suportou à prova da distância também é exigir demais . Paixões tem pouca durabilidade e vida curta. Se as decisões não são tomadas no auge da paixão e de sua durabilidade (de 3 mêses a 1 ano), não é a distância que irá ajudar a unir duas almas logisticamente distantes. Além do mais...os europeus são muito mais frios e extremamente preconceituosos com relação aos extra-comunitários.Claro que existem casos e "casos" , e muita gente vive muito bem e "realizada" em sua relação de "matrimônio europeu", mas a grande maioria dessas imigrantes que embarcaram no desafio de serem esposas de europeus ,hoje vivem literalmente o papel de serem esposas, maes e donas-de-casa. Ou seja, o papel que elas as européias não querem mais exercer.
Concluo que, a paixão não é e nunca será uma promessa de compromisso.Ela é fugaz e efêmera. Aquilo que realmente prende duas almas (mesmo com a distância) são os projetos de uma vida à dois sólida e de comum acordo.Ninguém está disposto a fazer o outro feliz só pelo prazer de ver o outro sorrir sem nada esperar.Sempre esperamos...sem nada dizer.
"Lontani dagli occhi lontani dal cuore"

Nenhum comentário: