quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Aprendendo inglês com música

Decidi ha pouco tempo que vou começar a "falar" em inglês. Eu disse, falar , e não estudar. Tenho os meus próprios métodos para aprender línguas e até o momento funcionou. Agora, para alguém que esteja querendo aprender a falar, entender e escrever perfeitamente o inglês eu aconselho o metodo tradicional que leva muito tempo. Não é o meu caso, no momento.
Meus conceitos para aprender inglês de forma autodidáta:
- Ouvir
-Praticar
-Decorar frases inteiras
-Paixão
-Sem medo de errar
 
Com estes 5 conceitos eu aprendi a falar em japonês, espanhol e italiano. No caso do japonês eu aprendi  assistindo muita novela japonesa, ou seja, "ouvindo". Com  a ajuda de um pequeno dicionário de bolso fui traduzindo aos poucos as novas palavras e expressões locais. Escrever foi mais facil ainda, claro que não aprendi ainda o kanji, mas as outras duas escritas japonesas (hiragana/katakana) são muito fáceis de aprender porque são formadas por silabas que possuem fonemas que não são assim tão estranhos aos nossos ouvidos .
No caso do espanhol e do italiano eu aprendi "ouvindo" musica. Tenho verdadeira "paixão" por musicas em lingua espanhola e italiana. A principio apenas ouvia e aprendia a pronuncia correta, depois com a ajuda de um dicionário e muita "pratica" em conversações via chat (escrita/fala) fui "errando"  muito e aprendendo também a escrever. No caso destas duas línguas em questão , aquilo que me ajudou muito foi a "paixão" pelas duas línguas. Sem dúvida alguma a paixão nos impulsiona em tudo na vida. Ainda tenho muito a aprender em todas estas linguas, principalmente na parte gramatical, mas nem por isso deixo de me comunicar nestas linguas . Erro muito e nem estou preocupada porque não temos a obrigação de possuir a mesma fluência dos nativos em questão. Então, erre muito!
Quando eu comecei a falar em italiano eu comecei com frases prontas, ou seja, eu falava aquilo que eu ouvia nas musicas. Eu possuia um vocabulário muito romântico por influência das musicas romanticas italianas. Foi até muito engraçado no começo (em chat) , eu era romantica demais e alguns italianos se apaixonavam por mim em chat. O mesmo não ocorre em japonês porque a língua japonesa não tem nada de romantico na sua expressão verbal. O japonês (para mim) soa como o alemão, uma lingua fria.
Agora vou tentar aplicar todos estes conceitos de aprendizado autodidático no meu novo desafio: o inglês. Por enquanto vamos ouvindo muita musica.
Link parav ouvir algumas musicas em inglês com tradução. A professora da vez é Adele. Ela tem uma boa pronuncia. "Rolling in the deep", ou, Rolando para a profundeza.
 
 
 

Nenhum comentário: