terça-feira, 15 de janeiro de 2013

O país da segurança

O Japão é um país que se gaba sempre por ser um país seguro, como dizem por aqui: Anzen na Kuni,traduzindo: País da Segurança. É bem verdade que aqui as pessoas podem andar tranquilas pelas ruas sem correr o risco de serem  atropeladas por um motorista imprudente, ou ser vitima de assaltos pelas ruas. É um povo bem tranquilo neste sentido, sem dúvida alguma. Eu mesma costumo sair as 2 da manhã do meu serviço e ainda passo por uma dessas lojas de conveniências que ficam abertas 24 horas. Coisa impossível no Brasil.
Hoje estava assistindo um programa de notícias do Japão no exato momento em que noticiavam o número de pessoas que se feriram ou até mesmo morreram por causa do gelo que fica sobrando no asfalto depois da neve. Que absurdo. Já pensou morrer de ocasião só porque você escorregou no asfalto e bateu a cabeça em um poste?
O índice de mortes do Japão é bem maior do que o índice de mortes do Brasil segundo um site "Cia world factbook". Não sei se são informações confiáveis, mas segundo o site o índice de mortalidade do Japão em 2011 foi de 9,15 por 1000 habitantes, contra 6,38 mortes por habitantes no Brasil.
As causas "mortis' no Brasil são bem diferentes das causas no Japão. É claro que neste índice devem estar inclusas as mortes por terremoto ocorridos em 2011. Mas não é irônico pensar que um país tão seguro como  o Japão tenha um índice de mortes maior do que a nossa violenta terrinha do samba e do futebol?
No Japão os índices de suicídio também são bem consideráveis, mas com certeza o grande número de tremores de terra devem ser os responsáveis por este alto índice japones. À parte algumas mortes absurdas do tipo morrer engasgado comendo "mochi" no ano novo , ou escorregando no asfalto de gelo .É estranho pensar que um país onde a segurança é uma das suas marcas tenha um índice assim tão alto.

Nenhum comentário: