domingo, 13 de janeiro de 2013

Tudo igual

Ha alguns meses antes de retornar para a terrinha dos comedores de miojo lamem, um amigo meu que viveu sua juventude toda no Japão e agora vive no Brasil, me disse que aqui no Japão chega uma hora que não tem mais nada de diferente para se fazer ou para ver. É tudo igual, aonde quer que se vá. Eu particularmente já sabia disso, mas como eu ainda não conheço todo o Japão tinha aquela ilusão de que se eu me dispusesse a viver mais intensamente no país do miojo lamem  as coisas poderiam ser diferente.Que ilusão a minha. A única intensidade que se ouve falar e sentir aqui é a intensidade dos terremotos e mais nada. O japonês é realmente um povo retraido demais, cheios de filosofia que na prática não funcionam mais, e de gente que não se arrisca a nada.
Amizades, a gente até consegue fazer por aqui se falamos bem o japonês e respeitamos as regras de boa conduta deles, mas as pessoas são todas iguais, tanto na aparencia quanto no comportamento ou seja, a mentalidade japonesa é muito marcante . Tenho sempre a impressão de que eles se limitam demais, e isto é horível.
Outro dia ouvi uma japonesa dizer que já não vai mais pintar o cabelo de loiro (elas estão todas louras), porque já não tem mais idade para isso. Adivinhem a idade da velhinha? 27 anos. É mole?
Outra coisa que me incomoda muito é que eles não tem iniciativa pra nada. É só eu parar a minha bike em um lugar distante que não está demarcado que lá vem a japaiada colocar as bikes deles junto da minha. Parece que eles ficam esperando alguém tomar a primeira atitude. Um saco isso!
A mentalidade japonesa está espalhada por todos os cantos do país e ir de uma cidade a outra , do norte ao sul , não muda muito. Claro que em algumas regiões as pessoas são mais amáveis, em outras mais frias e tals. Normal em qualquer país, mas aqui o povo tem uma marca. São muito retraidos ou metodicamente exagerados na forma como conduzem a vida. Claro que existe uma certa inconformalidade entre os jovens com o Japão de hoje, mas também não muda muito porque falta atitude aos jovens japoneses de hoje.
O Japão é um país tão previsível , metódico e igual em toda a parte que até mesmo os japoneses, quando em férias preferem sair do país. Os países prediletos dos japoneses em férias, são o Hawai e a Itália.
Em fim, tudo igual...e para quem gosta de viver coisas novas, este país é um castigo.

Nenhum comentário: