sábado, 5 de janeiro de 2013

cool japan

Ultimamente a tv japonesa tem apresentado muitos programas de debates com convidados estrangeiros para discutir sobre o comportamento japonês , segundo o ponto de vista de cada um.
O japonês dificilmente aborda alguém estranho na rua. Tipo pegar o mesmo elevador e começar a puxar conversa, ou sentar ao seu lado no trem, no ônibus, em um café restaurante, ou em qualquer outro lugar, o japonês nunca vai tomar a atitude de puxar conversa, e mesmo que seja você a tomar a primeira atitude , normalmente o papo acaba  por aí mesmo.
Eu diria que um pouco é a timidez , mas no Japão eles tem o costume de não incomodar ninguém quando estão em um local público por uma simples questão de educação. É como usar o celular dentro de ônibus e trens que é extritamente proibido aqui no Japão. Neste quesito eu estou de acordo com os japoneses. Ninguém é obrigado a ficar ouvindo as suas conversas a alta voz dentro do trem ou do ônibus . O problema é que o japonês generaliza e acaba tendo este tipo de atitude em todos os lugares, tornando-se assim um povo que não é lá muito aberto à estranhos . Quem dirá estrangeiros?
É claro que sempre tem um ou outro que é mais "cool", graças a Deus, mas é coisa rara por aqui. O excesso de cuidado que os japoneses tem em não incomodar os outros os tornam pessoas muito inseguras no contato pessoal e normalmente eles nunca sabem que tipo de conversa puxar com alguém novo quando o encontro é casual. Ahhh, eu odeio isso nos japoneses. Mas fazer oque?
Como dizem por aqui, o Japão é um país onde se come "Soba"( macarrão japonês) chupando  e quem estiver incomodado com este costume, que não entre no restaurante. Eu particularmente acho horrível este costume de chupar o Soba ou o Lamen , mas isto é um habito entre eles para degustar melhor o sabor do caldo que acompanham estes pratos tipicos japoneses que se come com "ohashi" (pauzinhos), e não é considerado feio fazer aquele som de quem está chupando sopa com macarrão, e nem tão pouco é feio falar com a boca cheia por aqui.
No meu caso eu tenho que tomar muito cuidado porque ultimamente ando chupando o "Soba" . É mais gostoso realmente. Mas isto não pode se tornar um hábito porque se eu volto para o Brasil fazendo isto será um desatre. Falar com a boca cheia então. Nem pensar.
Aos poucos com a convivência cotidiana vamos ficando iguais, pegando os hábitos locais. Aiai, espero não ficar tão silenciosa assim...

Nenhum comentário: