domingo, 3 de março de 2013

Gentilezas alla japonesa


Mais de 8 anos convivendo com os japas ( os nativos) , aqui no Japão e eu ainda não me acostumei com certas coisas.
Uma colega de trabalho se foi. Semana passada foi o seu último dia de trabalho e justo neste dia eu estava de folga e não pude me despedir dela. Quando cheguei no trabalho, dentro do meu armario tinha um saquinho com um doce tipico japones e duas bolachinhas (cookies). Olhei para os lados e vi que tinha um pacotinho igual ao meu nos outros armários também. Nenhum bilhetinho de despedida. Foi ela quem deixou como lembrança de despedida para todos. Eles costumam sempre fazer isso quando voltam de alguma viagem, ou quando se vão para nunca mais voltar. Sei la! eu acho meio triste não poder se despedir pessoalmente . Esta japonesa em especial foi uma das poucas que eu treinei, ensinei todo o trabalho e eu particularmente tinha um certo carinho por ela, apesar dos japas terem um certo receio de aprofundar amizades com estrangeiros.
Nos últimos meses tenho encontrado muitos pacotinhos de doces no meu armário e quase nunca sei quem os deixou. Nem nome eles colocam. Forma estranha de se despedir. É como se não importasse quem o deixou e importasse apenas a atitude de quem o deixou. Uma atitude de agradecimento pelo incomodo . É assim que eles se expressam: Osewa ni narimashita! Traduzindo: - Desculpe por ter incomodado!
É realmente um povo extremamente educado e cheio de convenções, muitas vezes dificil de entender. Fico aqui pensando, o quanto eu fui indelicada de ter me demitido voluntariamente 2 vezes ( demitida uma vez também) , nunca ter deixado nem uma bolachinha nos armários e ainda por cima ter a cara-de-pau de voltar pela terceira vez de mãos abanando!
Vivendo e aprendendo! Da proxima vez que eu me demitir, ou for demitida ( será a quarta vez) , vou comprar uma caixa de cookiesss!!

Nenhum comentário: