quinta-feira, 7 de março de 2013

Japão, o país do esconde-esconde


Conviver com os japoneses no ambiente de trabalho e se dar bem, requer um pouco de jogo de cintura, e neste quesito nós brasileiros somos experts, não é verdade?
Muitos estrangeiros trabalham juntamente com os japoneses sem entender a cultura, os costumes e a filosofia local, assim fica dificil uma boa convivência.
O Japão, no meu conceito é o país do esconde- esconde e no ambiente de trabalho vamos sempre topar com alguma situação que requer um pouco de astúcia e discrição. Favoritismo por exemplo, é uma coisa frequente entre os japoneses, afinal, este é o país dos puxa-sacos, ou gomma soori , como eles chamam os puxa- sacos por aqui. Respeitar o seu superior, mesmo que ele seja muitas vezes injusto é um mal necessário por aqui. Respeitar publicamente, não quer dizer aceitar. A hierarquia é muito respeitada por aqui, e ter a consciência de que o menor respeita o maior não é apenas um detalhe.
Os japoneses em geral, nunca vão declarar nada publicamente, defendendo suas opiniões veementemente como fazemos nós brasileiros, sempre deixam uma "duvida parando no ar" . É como se eles nos induzissem a pensar ou agir à nossa maneira sem se comprometerem. É mais ou menos assim: - Pode fazer, mas não diga que fui eu que permiti!
Entendendo esta forma de ser dos japoneses a convivência se torna mais tranquila, e como todo mundo já sabe, o povo japonês é muito preconceituoso e desconfiado, mas quando você conquista a confiança e a simpatia de um japonês , é incrivel como eles nos permitem fazer tudo sem nem se incomodarem com as nossas atitudes. Obviamente que tudo bem escondido!

Nenhum comentário: